Dormir bem, dicas para se obter um bom sono!

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dormir bemExcesso de luz no ambiente.

A luz, desde os tempos primórdios da humanidade, serve como referência a nosso cérebro da hora de despertar.

Ela funciona como um despertador natural.

Quanto menor a intensidade da luz no quarto, melhor vai ser o sono.

Crianças e adolescentes e o sono.

Na fase da infância e adolescência, cerca de 90% dos hormônios de crescimento são liberados enquanto dormimos.
Conseqüentemente, as crianças e adolescentes com problemas para dormir podem desenvolver algum tipo de problema físico.

Posição de dormir

Dormir virado de lado, com um travesseiro que tenha a altura aproximada do nosso ombro e outro entre as pernas, é uma excelente dica.
Entretanto, cada um deve observar qual a posição lhe é mais adequada.
É importante evitarmos pressionar braços e pernas, pois uma má circulação, além de dificultar o sono, incentiva os pesadelos.

Estresse e o sono.

Nosso corpo não para de trabalhar, ainda mais quando se está dormindo.
Neste momento uma das principais funções é eliminar o estresse e repor alguns tipos de hormônios.

Vigor muscular e a flacidez corporal.

Quando somos adultos a liberação do hormônio do crescimento continua, mesmo que em pequenas quantidades, e ainda durante o sono.
Ele agora passa a ter outra função, a de manter o vigor muscular e combater a flacidez corporal.

Dores nas costas

Segundo estudo realizado recentemente pelo conceituado jornal britânico Lancet, várias vezes é conseqüência de uma noite mal dormida.

A pesquisa realizada na Espanha mostra que uma simples troca de colchão pode resolver este problema, que afeta uma boa parte da população mundial.
No trabalho de pesquisa todos os colchões utilizados foram de molas.

O uso do travesseiro adequado é também um fator importante neste caso.

Sou casado (a). Como escolher o melhor colchão para o casal

Indica-se que a opção seja pela maior densidade e medida, e os dois estejam presentes na compra, deitando no colchão para fazer os testes de adequação.

O “puxar” (roubar) das cobertas durante o sono do casal!

Este é um dos grandes causadores de uma noite mal dormida. Muitas vezes chega a provocar mal estar entre o casal e com razão pois dormir mal mexe com todo o metabolismo provocando cansaço e mau humor!

É necessário levar em conta que esta reação de puxar as cobertas é inconsciente na maioria dos casos. Ë provocada entre outras coisas pela diferença da temperatura corporal das duas pessoas.
Mulheres são mais sensíveis ao frio que os homens.

Para ajudar a resolver este problema universal em alguns países frios da Europa do norte adotou-se o seguinte procedimento:

Numa cama de casal colocamos UM lençol em baixo.

E DOIS lençóis com DUAS cobertas em cima.

cama-escandinava

Cada um tem seu próprio lençol e cobertor.

Assim a pessoa  poderá controlar a temperatura de seu corpo independente do outro e de acordo com suas necessidades.

Experimente e verá que a qualidade do seu sono vai melhorar muito, tendo uma sensação de mais vitalidade ao despertar.