Dicionario de palavras usadas em informatica!

Escrito por

ADSL - Do inglês Asymmetric Digital Subscriber Line. Sistema que permite a utilização das linhas telefônicas para transmissão de dados em velocidades maiores que as permitidas por um modem convencional.

Adware - Do inglês Advertising Software. Software especificamente projetado para apresentar propagandas. Constitui uma forma de retorno financeiro para aqueles que desenvolvem software livre ou prestam serviços gratuitos. Pode ser considerado um tipo de spyware, caso monitore os hábitos do usuário, por exemplo, durante a navegaão na Internet para direcionar as propagandas que serao apresentadas

Antivírus - Programa ou software especificamente desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador virus e outros tipos de código malicioso.

AP - Do Inglês Access Point. Dispositivo que atua como ponte entre uma rede sem fio e uma rede tradicional.

Artefato - De forma geral, artefato é qualquer informação deixada por um invasor em um sistema comprometido.
Pode ser um programa ou script utilizado pelo invasor em atividades maliciosas, um conjunto de ferramentas usadas pelo invasor, logs ou arquivos deixados em um sistema comprometido, a saida gerada pelas ferramentas do invasor, etc.

Assinatura digital - Código utilizado para verificar a integridade de um texto ou mensagem.
Também pode ser utilizado para verificar se o remetente de uma mensagem é mesmo quem diz ser.

Atacante - Pessoa responsável pela realização de um ataque. Veja também Ataque.

Ataque - Tentativa, bem ou mal sucedida, de acesso ou uso não autorizado a um programa ou computador.
Também são considerados ataques as tentativas de negação de serviço.

Autoridade certificadora - Entidade responsável por emitir certificados digitais.
Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoa, computador, departamento de uma instituição, etc.

Backdoor - Programa que permite a um invasor retornar a um computador comprometido.
Normalmente este programa é colocado de forma a não ser notado.

Banda - Veja Largura de banda.

Bandwidth - Veja Largura de banda.

Bluetooth – Termo que se refere a uma tecnologia de rádio-frequência (RF) de baixo alcance, utilizada para a transmissão de voz e dados.

Boato - E-mail que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente ou aponta como autora da mensagem alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.
Através de uma leitura minuciosa deste tipo de e-mail, normalmente, é possivel identificar em seu conteúdo mensagens absurdas e muitas vezes sem sentido.

Bot – Programa que, além de incluir funcionalidades de worms, sendo capaz de se propagar automaticamente através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em um computador, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o programa seja controlado remotamente.
O invasor, ao se comunicar com o bot, pode orientá-lo a desferir ataques contra outros computadores, furtar dados, enviar spam, etc.

Botnets - Redes formadas por diversos computadores infectados com bots.
Podem ser usadas em atividades de negação de serviço, esquemas de fraude, envio de spam, etc

Cable modem - Modem projetado para operar sobre linhas de TV a cabo.

Cavalo de tróia - Programa, normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

Certificado digital - Arquivo eletrônico, assinado digitalmente, que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade. Veja também Assinatura digital.

Código malicioso - Termo genérico que se refere a todos os tipos de programa que executam ações maliciosas em um computador.
Exemplos de códigos maliciosos são os virus, worms, bots, cavalos de tróia, rootkits, etc.