Sete Dicas para Montar um Fotolivro

Escrito por

 

Tendência em casamentos, formaturas, aniversários e até mesmo como elementos decorativos e lembranças de uma viagem, o fotolivro é uma grande novidade em design e criatividade.

Esse item consegue ser muito mais interessante do que os velhos álbuns justamente pela facilidade na organização das fotos, que já são impressas no papel do próprio livro. Ou seja, nada de fotos perdidas por aí.

As imagens são digitalizadas e impressas rapidamente, e todo o processo pode ser feito pela internet em sites como este.

Veja abaixo sete dicas para montar um fotolivro bonito e organizado:

Organizando um Fotolivro: Defina um Objetivo

fotobook casamentoDefinir previamente um objetivo é vital para conseguir um bom resultado.

No caso de um fotolivro com imagens de uma festa, por exemplo, é importante pensar desde o começo sobre o tema e os momentos do evento, como a chegada do aniversariante ou a hora de cortar o bolo.

Isso ajuda também na escolha de outros elementos do livro, como decoração, design e cores.

Essas definições prévias facilitam o trabalho de seleção das imagens, que também devem seguir uma linha e, de certa forma, “contar uma história”.

Selecionando Imagens para Photobook

A seleção das imagens é uma das etapas mais difíceis para quem organiza os fotolivros.

Como tudo é feito pela internet e por meio do computador, as imagens transferidas podem ser dispostas na forma de arquivo para que a visualização seja facilitada.

O envio para a empresa escolhida é feito de maneira muito prática, mas a seleção é um pouco trabalhosa – principalmente no caso de muitas imagens tiradas em uma viagem longa ou em um casamento, por exemplo.

Vale a pena prestar atenção na repetição de alguns temas e ter cuidado para não fazer um fotolivro cansativo para quem olha.

No momento da seleção, é importante criar uma nova pasta e copiar as imagens, renomeando-as na ordem de preferência.

Esse processo também evita a perda de arquivos.

Álbum de Fotos: Atenção à Perspectiva

fotobookAntes de mais nada, as fotos precisam ter harmonia entre si.

No caso de modelos de fotolivros já prontos e disponíveis nos sites, é preciso conferir antes a orientação das fotografias.

A maioria dos livros permite que as fotos sejam organizadas tanto em retrato quanto em paisagem, com designs que conseguem mesclar esses dois tipos de imagem.

Entretanto, também é preciso prestar atenção à perspectiva, evitando muitas fotos em close ou panorâmicas seguidas.

Fotolivro: Cores das Imagens

Além disso, as cores precisam estar balanceadas. Ou seja, é sempre bom ter um mesmo padrão para todas as fotografias, mesmo que as câmeras usadas sejam diferentes.

É o caso de fotografias mais coloridas ao lado de outras mais escuras ou acinzentadas.

Uma boa dica é editar todas as imagens ou aplicar o mesmo filtro.

No caso das fotografias em preto e branco, a mistura requer um pouco mais de cuidado, já que a linguagem delas é diferente e destoa visualmente do conjunto.

Por isso, é interessante selecionar uma parte do álbum para fotografias com estilos mais distintos e apostar na pluralidade.