Dicas para Alugar um Imóvel

Escrito por

 

Muitos jovens que estão saindo da casa dos pais ou famílias que precisam se mudar acabam encontrando mais viabilidade econômica na locação de um imóvel do que na compra.

Além de exigir um investimento inicial alto, a compra requer uma burocracia maior e pode ser bastante insegura quando não se tem certeza se o local de moradia será definitivo.

Porém, seja qual for sua motivação, não deixe que seu entusiasmo ou pressa o leve a fechar um negócio de forma precipitada, pois uma transação realizada dessa forma pode trazer grandes desvantagens e prejuízos no futuro.

Por isso, é fundamental verificar alguns detalhes e se certificar bem antes da locação, garantindo que o imóvel atenda suas necessidades e apresente um valor dentro das possibilidades.

Confira nossas dicas para ajudar a melhor alugar um imóvel.

Atenção à Localização do Imóvel Alugado

ruaA localização do imóvel é um dos fatos mais importantes na hora de selecionar os imóveis para locação.

Como o local determina a infraestrutura oferecida ao redor, verifique a qualidade do comércio, a presença de escolas, hospitais, restaurantes e acesso às vias principais.

Além disso, o transporte público na região também deve ser consultado, bem como iluminação, índice de violência e barulho do bairro, principalmente se houver crianças pequenas ou pessoas idosas na família.

Vale a pena calcular a distância exata entre o imóvel e seu local de trabalho ou estudo, para se ter em mente a rotina a partir do novo endereço.

Pense em suas necessidades e particularidades, e escolha uma localização que seja correspondente.

Aluguel: Verifique a Necessidade de Tamanho do Imóvel

casa apartamentoÉ fundamental ter em mente o tamanho e as características do imóvel que você quer e precisa alugar.

Devido ao transtorno e aos custos da mudança, não vale a pena investir em uma locação que em curto ou médio prazo pode se tornar inapropriada.

Por exemplo, se você pretende ter filhos em breve, não vale a pena locar uma casa com apenas um quarto. O mesmo vale para pessoas que pretendem comprar um carro num futuro próximo e aluga um imóvel sem garagem.

Se sua família já é grande, procure uma casa com áreas amplas para o lazer, como salas de TV, e espaços externos como quintais, sacadas e jardins.

No caso de uma família pequena, com uma ou duas pessoas, no entanto, pode não valer a pena alugar uma casa muito grande, que trará muito trabalho para a manutenção cotidiana e muitos gastos secundários.

É preciso também pensar na estrutura do espaço se você tem ou pretende ter algum animalzinho de estimação.

Preço do Aluguel

O valor do imóvel é um dos principais fatores a ser considerado.

Além do preço total, sempre busque saber o valor da locação do metro quadrado na região, para ver se o preço oferecido pelo locatário ou imobiliária está condizente com a média do local.

Às vezes o imóvel pode ter um preço em conta, mas ter uma área útil limitada.

Além disso, as condições físicas do imóvel devem ser ponderadas neste quesito – afinal, um imóvel bem preservado apresenta um valor bem mais alto que um mais velho.

É muito importante consultar algumas imobiliárias para verificar os diferentes valores. Pesquise bastante, pois mesmo apartamentos num mesmo edifício possuem preços diferentes.

É também importante realizar um cálculo do impacto dos gastos com o imóvel na sua renda mensal; nesse sentido, é fundamental incluir os impostos obrigatórios, como o IPTU, taxas de locação ou necessidade de outros investimentos no imóvel.