Como Descongelar Alimentos Corretamente

Escrito por

O processo de descongelamento faz com que os alimentos congelados voltem ao seu estado anterior, com o mesmo sabor, umidade e características.

No entanto, assim como o processo de congelamento, o descongelamento varia de acordo com o tipo de alimento.

As técnicas são simples e farão uma enorme diferença na hora de sentar à mesa para o almoço ou jantar.

Confira nossas dicas.

Como Descongelar Massas

massa-congeladaO descongelamento pode ser realizado no refrigerador, em temperatura ambiente (com o recipiente ainda fechado), no forno do fogão, ou se você preferir, no microondas.

Nesse último caso, selecione o peso da porção, que o equipamento calculará automaticamente o tempo necessário para o processo.

A tecla descongelar do microondas descongela sem alterar o alimento.

Muito cuidado na hora de descongelar porções que estão em recipientes de vidro, pois o choque térmico pode trincar o recipiente.

O nhoque é um tipos específico de massa: você pode deixá-los por 12 horas na geladeira e depois levar ao forno para aquecer, ou descongelar no microondas na potência média/alta.

O tempo vai variar de acordo com o tamanho da porção.

Descongelamento de Aves e Carnes no Refrigerador

Descongele as aves 24 horas antes do tempo necessário para prepará-las. No refrigerador, elas vão descongelar de forma lenta, preservando todas as proteínas e os nutrientes.

As prateleiras são removíveis, o que permite que você coloque peças grandes de carnes para descongelar. Só retire da embalagem quando a porção estiver totalmente descongelada e descarte todo o líquido que soltar.

carne-congeladaO descongelamento de carnes mais lento também preserva os nutrientes.

O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados.

Não retire da embalagem em que foi congelada e nem mergulhe a carne na água para acelerar o processo. Poderá ocorrer a contaminação por bactérias. Descarte todo o líquido e o sangue que a carne soltar.

A linha de refrigeradores conta com modelos que possuem gaveta de carnes, que servem para conservar as carnes que serão consumidas em breve ou para elas serem descongeladas mais lentamente.

Lembre-se de não misturar porções congeladas de carne com as descongeladas, para que uma não interfira na conservação da outra. Neste caso, coloque-as em qualquer outra prateleira.

Descongelando Frutas no Refrigerador

Sempre que um alimento é retirado do freezer e armazenado em locais com temperaturas superiores a –12º C, ocorrerá o descongelamento

As frutas podem ser consumidas antes de estarem totalmente descongeladas. Para isto, retire as porções do freezer e deixe-as no refrigerador por, em média, 4 horas.

Saiba quais as frutas podem ser congeladas.

Técnicas de Descongelamento para Ovos e Laticínios

ovo-congeladoO descongelamento de ovos crus e laticínios obtêm melhores resultados quando este é feito no refrigerador.

A manteiga descongela no refrigerador em até 4 horas. Para o leite também é o melhor processo.

No descongelamento pode ocorrer a separação do leite e da gordura. Será preciso misturá-lo para que recupere a homogeneidade natural.

Os ovos crus, depois de descongelados, poderão ser usados da mesma maneira que os frescos. Lembre-se de que os ovos cozidos não devem ser congelados.

Os queijos precisam de um descongelamento lento, para que voltem ao seu estado original, com a mesma textura, aroma e sabor. Devem ficar no refrigerador por 24 horas, e mais quatro horas em temperatura ambiente antes de serem consumidos.

O queijo ralado não endurece com o congelamento. Como permanece solto, pode ser usado assim que for retirado do freezer.

Saiba mais sobre como congelar laticínios.

Descongelando Peixes

peixe-congeladoSempre que um alimento for retirado do freezer e armazenado em compartimentos com temperaturas superiores a –12º C, ele irá descongelar.

Você pode usar esta técnica colocando peixes, crustáceos e moluscos na geladeira até que descongelem.

O ideal é programar o descongelamento sempre 24 horas antes do consumo. Aguarde o total descongelamento para então cozinhá-los ou assá-los.

Os peixes apresentam um forte odor característico, que pode se instalar no refrigerador.

Descongelamento de Tortas

O ideal é congelar a torta sem a decoração e decorá-la um pouco antes de servir.

Mas, se você já tem uma torta decorada no freezer, ela pode ser descongelada em temperatura ambiente ou na geladeira, o que levará um pouco mais de tempo.

Lembre-se de retirar a embalagem para não estragar a decoração.

Como todo prato congelado, ela deve ser consumida entre 1 ou 2 dias após descongelada. Para as tortas industrializadas, siga as instruções indicadas pelo fabricante na embalagem.