FIO do ELETRODOMÉSTICO. A (fiação), como se deve cuidar?

Escrito por

 Todo o fio que apresenta algum defeito, como descapado, quebrado por dentro, mau contato, queimado ou derretido, etc, apresenta perigo de acidente seja um choque, curto-circuito ou mesmo pegar fogo (incêndio).


Sem falar nos danos que provoca ao aparelho em questa ligado! Portanto muita atenção á fiação de seus eletrodomésticos.

Como substituir a fiação defeituosa:e

Quando for constatada que a fiação (cabo elétrico) está rompida dentro da capa isolante ou diretamente partida, o ideal é substitui-la por uma nova.

Existe à venda, no comércio, o fio junto com o Plug (cabo elétrico completo) de acordo com o modelo e marca do aparelho.

CORDÃO FERRO PASSAR 1,80 M C/ LÂMPADA CINZA (ORIGINAL ARNO)

CORDÃO LIQUIDIFICADOR 1,50 M – BRANCO

CABO DE FORÇA PARA LIQUIDIFICADOR (2 x 0,50 mm²- paralelo)

Basta abrir a tampa do equipamento e observar detalhadamente onde está ligado o cabo defeituoso.

O ideal é marcar com fita gomada (pedaço) as posições de conecções, para não haver dúvida quando for fazer a ligação nova.

Depois retirar (desconectar) o cabo defeituoso, e ligar o novo cabo.

LEMBRE-SE: na corrente alternada não existe posição (polaridade) para ligação das duas pontas do cabo, pode ligar qualquer uma ponta do cabo novo, no lugar onde estava ligado o cabo com defeito.

Seria importante, sempre que houver defeito em aparelhos eletrodomésticos, observar se ainda está no prazo de garantia, pois se abrir o aparelho dentro deste prazo, perde-se o direito da garantia do fabricante.

Se estiver na garantia, levar o equipamento para a Assistência Técnica Especializada.

Não sendo esse o caso, procure um técnico para o conserto, e se ainda assim não puder por algum outro motivo, faça a substituição do cabo com cuidado e paciência para não cometer erro na troca do cabo e complicar mais ainda o problema.

– Qual bitola escolher para substituir a fiação (cabo elétrico):

Deve-se antes de tudo, observar a etiqueta presa no lado de trás ou embaixo do aparelho e verificar qual a corrente em ampères especificada pelo fabricante.

Nem todos os fabricantes colocam essa informação.
A maioria apenas indica a tensão em volts, a potência em watts e a ciclagem em Hertz (Hz).

Se esse for o caso, basta efetuar um simples cálculo matemático, utilizando uma fórmula da Lei de OHM/WATT, onde diz que a corrente em ampères é igual à potência em watts dividida pela tensão em volts.

EXEMPLO:
Um ferro elétrico com tensão de 127 volts e potência de 1000 watts, qual seria a corrente em ampères ?

Utilizando a fórmula, temos a divisão da potência pela tensão: 1000 dividido por 127 = 7,87 ampères.

– Por que a DESCOBERTA DA CORRENTE ?

É baseado na corrente em ampères que se descobre ou calcula-se a bitola ou calibre da fiação de acordo com uma tabela normativa da ABNT.

Veja o artigo no Faz Fácil “Capacidade de condução de corrente” com as informações detalhadas sobre bitola ou calibre de fios. (clique aqui)

De acordo com a ABNT, cada bitola ou calibre de fio, suporta uma determinada corrente em ampères sem aquecer.

Por isso é necessário saber a corrente em ampères do equipamento defeituoso.
Assim irá comprar o cabo elétrico com a bitola ou calibre correto para não aquecer quando o aparelho estiver funcionando.
Poderá ficar tranquilo, sabendo que haverá segurança e não irá ocorrer o risco de pegar fogo nos fios e cabos elétricos do aparelho com a passagem da corrente elétrica de alimentação para o funcionamento do eletrodoméstico.