Como cuidar da fiação de seu ferro de passar!

Escrito por

 


Evite comprar eletrodomésticos de marcas “duvidosas”:

Primeiramente vamos fazer uma análise das falhas frequentes na fiação (cabos elétricos) que vem de fábrica nos eletrodomésticos.

Quando os eletrodomésticos são fabricados por uma empresa de renome, são feitos vários testes de qualidade na fábrica para então serem aprovados pelo INMETRO.

Cabe ao INMETRO confirmar a segurança, a qualidade do material com que foi fabricado, o funcionamento perfeito e a durabilidade provável do equipamento.

Isto é feito através de experiência em laboratório próprio, onde são aplicados testes de condução de corrente na fiação de alimentação elétrica, verificação da existência de fuga de corrente através da carcaça do equipamento caso ela seja metálica, conferência da bitola ou calibre do fio, bem como o funcionamento geral, incluindo em alguns aparelhos até um teste de impacto sofrido ou provocado neles, dependendo de sua aplicação e uso.

Então depois disso, o INMETRO emite um selo ou certificado de qualidade, que são afixados nos produtos e manuais dos eletrodomésticos.

Mas não devemos esquecer que existem aparelhos eletrodomésticos que são similares ou cópias idênticas dos originais, os famosos “PIRATAS” que nos chegam através da clandestinidade e não são avaliados ou vistoriados devidamente pelo INMETRO.

São encontrados em qualquer esquina das nossas cidades em camelôs e bancas, por um preço muito inferior ao das lojas que comercializam os produtos originais.

Os eletrodomésticos “piratas” são uma grande fonte de problemas, pois dão defeitos com frequência e não possuem a garantia do fabricante e nem assistência técnica gratuita por não terem a nota fiscal legal.

Por isso temos que ter o maior cuidado ao adquirir eletrodomésticos. Devemos sempre exigir a nota fiscal e a garantia de manutenção por escrito, e é claro que fabricados por indústrias conhecidas e legalizadas no país.

– Por que a fiação falha com tanta frequência?

Nos produtos legalizados, o maior índice de defeitos normalmente é causado por manuseio indevido de quem os utiliza.

Principalmente porque a maioria dos usuários não tem por hábito a leitura do Manual de Funcionamento que acompanha o eletrodoméstico.

Como podemos ver, as probabilidades de defeitos entre os aparelhos originais e os similares (piratas), são enormes, então vamos falar dos defeitos mais frequentes na fiação externa (cabos elétricos):

– Devemos levar em conta que nos produtos originais, sua fiação ou cabos elétricos são projetados para suportar a corrente nominal com determinada folga, ou seja, se a utilização for muito exigida, a fiação deve suportar a corrente com normalidade sem aquecimento.