Cuidados ao Comprar Online na Black Friday

Escrito por

Não é preciso esperar até a próxima sexta-feira para comprar itens na maior baixa de preços do ano. A Black Friday costuma se iniciar com uma semana de antecedência – e muitas dessas compras são realizadas online. Mas atenção: frequentemente os preços anunciados são fraudulentos. Aprenda a evitar esses produtos, e tenha atenção na hora de pagar via internet.

Se você deseja participar da Black Friday por meio das lojas virtuais, é fundamental monitorar preços. Afinal, ainda é comum que varejistas, mesmo os grandes, anunciem produtos pela “metade do dobro”.

Isso acontece quando as lojas aumentam bastante os valores semanas antes do evento promocional, e quando a Black Friday chega, os reduzem para o preço normal, mas os anunciam como promoção.

Primeira Opção Contra Fraudes na Black Friday: Faça sua Lista de Desejos Esperar

compra onlineUma das melhores formas de não ser enganado durante uma Black Friday é ir namorando, aos poucos, aquilo que você deseja comprar.

Isso significa que, ao longo do ano, você vai anotando os preços do mesmo item em diferentes lojas. Quando a Black Friday chegar, você terá muito mais facilidade em descobrir qual lugar está realmente fazendo uma oferta justa e vantajosa.

Então, será o momento ideal para arrematá-lo.

Black Friday Online: Sites de Comparação de Preços

black fraudeMas se você só entrou no jogo em cima da hora, existem sites que já monitoram o histórico de preços que uma mercadoria sofreu ao longo dos últimos meses. Ele compara diversos sites de vendas e traz a opção mais em conta durante a Black Friday.

Sites assim também identificam suas últimas pesquisas e levam até você, via página principal, uma lista de produtos com bons preços. Eles também possuem alarmes quando o item no qual você está de olho atinge um determinado patamar de valor.

Outras ferramentas online oferecem, ainda, críticas sobre cada produto do seu interesse. Faz o mesmo com produtos da mesma categoria, ajudando-o na escolha do consumidor.

Alguns, além de mostrar o histórico de preços, também fornece a opinião de outros consumidores sobre aquela mercadoria. Também há os que mostra cupons de descontos por lojas. E os que acionam alertas com notificações de preços mesmo no seu Facebook.

Outra ferramenta que pode ser instalada no seu navegador oferece o histórico de valores do item toda vez que você acessar um e-commerce. Também comparará preços com outras lojas e testará cupons de desconto oferecidos pelo comerciante.

Cuidados no Pagamento Online

computador cartao compra onlineÉpoca de Black Friday também é o momento em que as fraudes nos pagamentos eletrônicos mais ocorrem. Isso inclui o temido roubo de dados eletrônicos do usuário ou não entrega do produto.

Para fazer suas compras online com segurança, atualize seu antivírus. Recuse-se a comprar ou fazer pagamentos de máquinas de terceiros, principalmente de wi-fis públicos.

Jamais abra links de e-mails de fontes desconhecidas. Eles podem capturar seus dados.

Também sempre confira a reputação do e-commerce que você está acessando. Isso ocorre tanto procurando por reclamações de outros consumidores quando pela conferência dos dados completos da empresa (razção social, CNPJ, endereço, SAC).

Seus dados de cartão de crédito devem ser fornecidos dentro de uma conexão segura. Se ainda assim você não se sentir seguro, pague por meio da opção “boleto”.