Brincadeiras para os dias de chuva

Você também deve estar preparada para aqueles dias de mau tempo, quando as crianças acabam ficando em casa o dia todo.

organizacao ferias

Pesquise algumas brincadeiras e jogos para deixar tudo pronto e, quando a 1ª gota de chuva começar a cair, é só começar!

Jogos que estimulem o desenvolvimento dos pequenos ou brincadeiras artesanais com tinta e pincéis, tudo deve ser apropriado para a faixa etária de cada criança.
Chame os amiguinhos que moram mais perto, capriche no lanche da tarde e você terá uma turminha muito feliz, mesmo com um temporal daqueles!

Outra boa ideia é uma sessão de cinema em casa.
Não precisa se preocupar em ter a última geração de home theater, se tiver uma televisão e um DVD já está ótimo para eles. Peça que seus filhos escolham o filme que querem assistir, coloque almofadas pelo chão, escureça o cômodo, faça bastante pipoca e convoque os amigos das crianças.

Fatias de bolo ou cupcakes, cachorro-quente e copos de suco também podem ficar na mesa da sala para eles irem se servindo quando der vontade. Aposto que todos vão querer repetir o programa, mesmo nos dias de sol!

Para definir uma programação criativa para os pimpolhos, tente se lembrar das brincadeiras que você mais gostava quando criança.

Podem até ser brincadeiras novas para seu filho e isso torna o momento mais especial ainda, pois ficará marcado na memória dele.

Mímica, cabra-cega, pique-esconde, amarelinha, pular elástico, não faltam opções para vocês se divertirem juntos também!

O importante é sair da rotina

organizacao-feriasO momento das férias é importante para o descanso do corpo e da mente, não só para os adultos, mas para os pequenos também.

E sair da rotina ajuda a relaxar e a não entediar as crianças.

Não significa que eles não precisam ter hora para comer, dormir ou tomar um banho, mas essas regras podem ser mais flexíveis durante esse período.

Um jantar diferente, um lanche da tarde em casa igual ao da lanchonete favorita deles e brincar o dia todo já fazem toda a diferença.

Mesmo nas férias, a casa pode ficar organizada

É claro que o período das férias é de tranquilidade e de não se estressar com as regras e rotina do período de aulas, mas isso não significa que a casa deve ficar de pernas para o ar durante 1 ou 2 meses.
Esse momento é excelente para mostrar aos pequenos como é importante manter os brinquedos e roupas em ordem, para que depois não se leve várias horas e até dias para deixar a casa organizada para o início das aulas.

feriasNo fim de cada dia, faça uma pequena brincadeira para ver quem consegue guardar mais brinquedos em menos tempo ou quem consegue recolher mais objetos espalhados e guardar no devido lugar. Quem ganhar, escolhe o programa do dia seguinte, não é um bom estímulo?

Se você estiver de férias também, aproveite para fazer uma arrumação no armário dos filhos, retirando as roupas que não cabem neles ou não estão em bom estado.
Peça para as crianças escolherem os brinquedos que não querem mais ou estão quebrados e sem uso.
Doe o que estiver em boas condições a um orfanato, é uma ação solidária que ajuda você a manter sua casa mais organizada também. Além disso, eles aprenderão desde pequenos a se desfazer do que não precisam e dar espaço ao novo – sem dúvida se tornarão adultos muito organizados!

Com o tempo livre, veja se consegue marcar dentista, médicos e até cortar o cabelo da criançada – é melhor do que esperar as aulas começarem e a rotina apertada fazer você perder sua hora de almoço para levá-los ao pediatra.

Para eles não reclamarem, programe um cinema ou um passeio no shopping depois da consulta, eles vão esquecer que precisaram ir ao médico em plenas férias!

Programe suas férias na próxima vez

Vale a pena você e seu marido/esposa programarem suas férias de forma a combinar com as das crianças.

Como são 2 férias por ano, cada um fica com as crianças em uma das duas – a do verão e a do meio do ano.
Assim, poderão dar mais atenção e participar da diversão junto com eles.

Esse acompanhamento no período fora da rotina gera um sentimento de proteção, de querer participar da vida deles, e isso influencia positivamente o comportamento adulto que eles terão, de acordo com psicólogos.
É uma fase que passa tão rápido – logo se tornarão adolescentes e só vão querer sair com os amigos e namorados – que deve ser aproveitada ao máximo!

Fontes:www.terra.com.br / www.tlc.com