CRIANÇAS e as FÉRIAS – organize-se. Facilite sua vida!

Escrito por

Em época de férias dá sempre uma certa preocupação: o que fazer com as crianças em casa o dia inteiro?

E se você ou seu marido/esposa estiverem trabalhando normalmente, quem ficará com eles em casa?

São questões que todo pai e mãe se perguntam, certo?

Por isso, vamos dar ótimas sugestões para a criançada se divertir de forma saudável até as aulas recomeçarem.

O planejamento das férias é essencial

organizacao-feriasAntes das aulas terminarem, faça uma pesquisa na internet, nos jornais, com amigos ou na escola dos seus filhos sobre programas para as férias.

Veja se terá alguma colônia de férias ou tardes de brincadeiras com instrutores na escola ou no clube do seu bairro.
Se informe sobre a programação, veja se é correspondente à idade dos seus filhos, se será em local seguro e com responsáveis de confiança.

Esse planejamento deve ser feito com certa antecedência para que eles comecem a aproveitar as férias desde o início – pode ser que já tenha algum programa logo na 1ª. semana.

Outra opção, caso você e seu companheiro/a também estejam de férias, é planejar uma viagem em família – quanto maior a antecedência, mais barato fica a compra de passagens e reserva em hotéis.

Além de escolher locais onde seus filhos possam se divertir, também devem ser levados em conta vários fatores na hora de escolher a cidade e o hotel: a segurança do estabelecimento, local de fácil acesso em caso de chuvas, a existência de um ambulatório ou enfermaria com profissionais ou a distância a um hospital em casos de emergência.

Se vocês não podem fazer uma longa viagem, tentem passar um ou dois finais de semana em alguma cidade próxima, talvez na casa de um parente ou amigo.

Filhos em casa? Envolva a família

Para aqueles casais que não estão de férias e não possuem uma empregada todos os dias para ficar com as crianças, convoque a ajuda de toda a família!

Veja se os avós, tios, madrinhas e primos não podem se revezar.

organizacao feriasPrograme atividades do tipo ir ao cinema ou tomar um sorvete com cada membro da família, durante todo o período de férias.
Aposto que seus filhos vão adorar, ainda mais se tiver outras crianças na família: eles adoram fazer uma bagunça juntos, não é mesmo?

Outro programa que agrada em cheio é passar o dia e dormir na casa de um amiguinho da escola ou do prédio.

Converse com os pais do amigo e veja no que pode contribuir – dinheiro para algum programa, lanches, brinquedos – para que seu filho se divirta sem problemas.

Mas não se esqueça de fazer o mesmo na sua casa – peça para as crianças chamarem o melhor amigo também!

Combine com um parente para ficar o dia com eles e tente chegar um pouco mais cedo em casa.

Passeios ao ar livre não podem faltar

feriasferias

Mesmo nas grandes cidades existem parques, praias, clubes e locais ao ar livre para levar seus filhos e fazer um programa saudável.

A geração de hoje está tão acostumada a ficar horas em frente ao computador e à televisão que pode relutar em sair de casa e fazer exercícios simples, como uma curta caminhada. Mas tente incentivá-los com passeios a locais onde tenha alguma atração infantil, como um teatrinho no parque ou uma tarde de brincadeiras no clube.

É importante e saudável que eles interajam com outras crianças, brinquem, pulem, se divirtam da “maneira antiga”, quando ainda não existiam computadores e jogos eletrônicos.

Um bom piquenique é uma forma de tirá-los de casa também.
Monte uma cesta com frutas, caixinhas de sucos e leite achocolatado, sanduíches e biscoitos.

Lembre-se de levar toalhas para todos se sentarem na grama do parque e curta uma tarde deliciosa com eles! Tire muitas fotos para registrar esse momento tão gostoso.