Como Conservar – ou Congelar – Temperos

Escrito por

A situação se repete quase que semanalmente: aquele maço de temperos que você comprou há alguns dias está ficando escuro. Como conservá-lo por mais tempo?

Isso é especialmente verdadeiro quando você não cozinha com muita frequência, ou a família é pequena. E dá sempre muita pena que o tempero esteja em vias de estragar.

Por isso a preservação dessas ervas é sempre uma boa ideia – seja para curto ou médio prazos. Além disso, sofrem mínima perda nutricional e de propriedades como cheiro e cor.

Para manter os temperos por mais tempo na geladeira, já que serão completamente utilizados nos próximos dias, o ideal é a simples conservação. Se demorarem mais tempo para irem para a panela, considere o congelamento – ou mesmo a desidratação.

A regra geral é a de sempre lavá-los e secá-los bastante bem antes de preservá-los.

Conservando Ervas e Temperos na Geladeira

erva picada plásticoSe você pretende consumir todo o tempero em alguns dias – e os quer frescos -, o lugar de preservá-los é na geladeira.

Alecrim, manjericão, orégano, salsa, cebolinha, tomilho… todos podem se beneficiar.

Depois de lavar bem os ramos e secá-los com cuidado, enrole-os firmemente em três camadas de papel toalha. Em seguida, embrulhe o pacotinho em plástico-filme.

Você também pode guardar o maço de temperos e papel toalha dentro de um pote plástico bem tampado.

Congelando ou Desidratando Ervas e Temperos

Caso você queira preservar seus temperos por mais tempo, pode contar com duas técnicas: a de desidratação e a de congelamento.

ervas desidratadasPara desidratar, as coordenadas gerais são de amarrar os maços de tempero pela extremidade com uma cordinha e pendurá-los num local seco e ventilado da casa.

Conheça nosso artigos sobre como desidratar louro e manjericão.

Ou separe as folhas dos galhos e coloque-as sobre um tabuleiro forrado com papel toalha.

Em ambos os casos, aguarde no mínimo 15 dias. No caso dos maços pendurados, solte as folhas secas dos talos e guarde em potes dentro da despensa.

Mas se você quer usar suas ervas em versão fresca, poderá congelá-las. Confira a seguir as diferentes formas de fazer isso com os principais temperos.

Congelando Salsinha

Desprenda as folhas do talo e guarde as porções que costuma usar em saquinhos plásticos sem ar. Coloque esses saquinhos dentro de um maior, todos juntos, e feche-o.

Duram de três a quatro meses. Anote a data do congelamento. Quando for usar, antes de abrir o saquinho, passe um rolo sobre ele e amasse-o com as mãos: a salsinha sai toda picada, sem dar trabalho.

Congele os talos para fazer um caldo: basta guardá-los em saquinhos.

Congelando Cebolinha, Manjerona, Sálvia, Tomilho, Manjericão, Hortelã, Louro, Orégano, Alecrim e Coentro Frescos

erva congeladaO processo básico de todos esses temperos é o mesmo: picar as folhas, separar em saquinhos com porções pequenas e congelar.

Algumas particularidades merecem ser assinaladas. No caso do manjericão, vale a pena congelar folhas inteiras, para o caso de querer fazer um molho al pesto ou numa pizza margueritta.

Todas essas ervas não precisam ser descongeladas: podem ir direto do freezer para a panela.

Congelando Cebola e Alho

Corte a cebola em cubos, pétalas ou anéis. Espalhe esses pedaços numa assadeira, cubra com plástico-filme e coloque no freezer. No dia seguinte, embale as porções em saquinhos plásticos e guarde novamente no congelador.

No caso do alho, o processo é o mesmo. No entanto, ele deve ser amassado ao invés de picado. O alho picado ou amassado pode ser congelado em forminhas de gelo junto com sal.

Cebola e alho também não precisam ser descongelados antes do uso.

Congelando Temperos com Azeite ou Manteiga

erva congelada com manteigaSe você sabe de antemão que vai refogar um tempero com azeite ou manteiga, poderá congelá-los juntos. As ervas devem estar bem firmes e higienizadas.

Pegue forminhas de gelo e encha com o tempero picado até a metade. Complete com azeite ou manteiga bem mole e cubra a forma com plástico-filme.

Se quiser liberar as formas, poderá retirar os cubos de tempero congelados e guardar dentro de um pote plástico, e devolver para o freezer.