Procedimentos de Segurança para o uso do Gás Natural Veicular (GNV)
– CUIDADOS COM A CONVERSÃO:
– Só converta seu carro em oficina homologada pelo Inmetro.
– Exija da convertedora, a nota fiscal e o Certificado de Homologação do Inmetro, para fazer o registro de conversão do Detran.
– Faça as revisões periódicas do kit e cilindro só em convertedoras homologadas pelo Inmetro.
– Não aceite peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida e tubos de cobre.
Na instalação, exija tubos de aço.
– CUIDADOS COM O CILINDRO :
– Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR- 12790 ou ISSO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados.
– Não permita, jamais, soldas nos cilindros, pois este ser um ponto sem resistência, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível.
– CUIDADOS NO ABASTECIMENTO:
– Ao abastecer, desligue o motor, o rádio e o telefone celular.
– Apague os faróis.
– Freie o seu veículo.
– Não fume.
– O motorista e os passageiros devem sair do carro.
– Exija que o veículo seja sempre aterrado.
– Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.
– PRESSÃO DE ABASTECIMENTO:
– Não deve, nunca, ultrapassar 220 kgf/cm2
– O kit e cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm2 de pressão máxima.
Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do seu equipamento e correndo o risco de provocar acidentes.
– CUIDADOS GERAIS
– Todos os serviços a serem feitos no kit e cilindros de gás natural deverão ser sempre feitos em oficinas homologada pelo Inmetro.
– Não tente você mesmo consertar os pequenos defeitos. Procure a convertedora.
– Não confunda Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP). Jamais use o botijão de GLP no seu veículo.
– Seja um fiscal do Programa de GNV, denunciando os clandestinos para preservar a segurança de todos.
– Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica.
– Não permita que curiosos mexam na regulagem do carro.
Em caso de mau funcionamento, verifique se o filtro de ar, as velas ou qualquer outra parte da ignição estão sujos ou precisando de reposição.