Conheça as Principais Variedades de Vinho

Escrito por

Um vinho se diferencia do outro principalmente por conta da espécie de uva da qual foi feito. Conheça as mais importantes a seguir.

Os apreciadores de vinhos valorizam mais os vinhos secos, que são os que listamos aqui para você.

Vale lembrar que existem vinhos que são feitos pela mistura de duas ou mais uvas ou que são classificados de acordo com a região aonde a uva foi cultivada, como é o caso dos alentejanos portugueses.

Uvas de Vinhos Brancos e Rosés

Vinhos brancos e rosés são feitos a partir de uvas de casca verde ou rosada.

Sauvignon Blanc

A uva sauvignon blanc é mais suave, produzindo um vinho ligeiramente herbáceo e com boa acidez. Essas características ficam mais acentuadas se foram cultivadas na frança.

Vinho Sauvignon Blanc neo-zelandeses são muito populares e tendem a ser mais encorpado e frutado.

Chardonnay

Vinho branco de paladar marcante e agradável. Possui acidez equilibrada, coloração amarelo palha esverdeado e vai ficando amarelo ouro com o envelhecimento.

Seus aromas lembram maçã verde, é muito frutado e com notas florais.

Gewurztraminer

uvasVinho branco de coloração amarelo palha, intensa e brilhante.

É muito apreciado pelo consumidor brasileiro, por ser bem aromático, porém o plantio desta variedade está cada vez mais diminuto, por problemas de adaptação ao nosso clima.

Possui aromas próprios de variedades “moscatel”, muito frutado, lembrando abacaxi, tabaco, canela, cravo, amêndoas e grãos tostados.
É leve, fino e no paladar é macio, muito marcante.

Vinhos Tintos: Principais Uvas

Vinhos tintos são feitos a partir de uvas vermelhas, bordôs, roxas ou ainda mais escuras.

Cabernet Sauvignon

Vinho tinto encorpado com coloração intensa e brilhante, a partir de uma uva facilmente cultivável em diversos países do mundo. Serve muito bem como vinho de guarda (envelhecimento em barris de carvalho ou na própria garrafa).

Seus aromas são complexos, melhoram com o envelhecimento e lembram frutas vermelhas (morango, framboesa, amora). Também podem apresentar notas de pimentão, aroma herbáceo (feno, grama cortada) e chocolate.

Com envelhecimento, até pode ter aromas de café e baunilha.

Cabernet Franc

A uva Cabernet Franc é prima da Sauvignon e origina um vinho de coloração intensa e brilhante, possui uma boa estrutura, bouquet agradável, é equilibrado.

É um vinho mais rústico e robusto, encorpado, de aromas mais fortes, se comparado ao Cabernet Sauvignon, por exemplo.

Seus aromas típicos são o herbáceo e frutas vermelhas, bem pronunciados, nota-se alguma nota floral pouco pronunciada e também grãos tostados e baunilha.

Merlot

O Merlot deve ser consumido com um pouco mais de envelhecimento do que vinhos feitos de outras uvas. Tem corpo médio seus aromas são mais frutados e florais (violeta), lembrando cravo e canela, frutas secas e baunilha, de paladar marcante.

Pinot Noir

vinho tinto uvasVinho tinto jovem de coloração viva feito a partir de uva típica da região da Borgonha, na França. O cultivo desta variedade na Serra Gaúcha é prejudicado pelo ataque severo de moléstias fúngicas e podridões do cacho – portanto, atenção.

Seu vinho é complexo e delicado, extremamente frutado, com aromas que lembram frutas vermelhas, mais morango e cereja. Possui algumas notas florais e até café.

Atualmente no Brasil, este vinho é muito utilizado para a elaboração de espumantes, pois confere corpo a esta magnífica bebida.

Gamay

Uva que dá origem a um vinho tinto jovem de cor vermelho rubi, leve, descontraído e frutado. O seu aroma é intenso, lembra framboesa, figo e banana, frutas secas, cravo e canela.

Geralmente, é consumido no mesmo ano da sua elaboração, pois senão pode oxidar e perder todas as suas características iniciais.

Tannat

Muito famosa no Uruguai, a uva Tannat dá vinhos de coloração viva e intensa, vermelho rubi com tons violáceos.

Seu aroma lembra cacau, pimenta, baunilha e manteiga. No paladar ele é ácido e tânico (adstringente), o que forma um paladar bem agradável.

Malbec

A uva Malbec é a mais famosa da Argentina. Possui casca grossa, logo resiste às altas temperaturas de regiões quentes. Os vinhos são bem intensos, do tipo que mancham os dentes.

O aroma mais marcante é o de frutas vermelhas e violeta, às vezes passando por amadeirado. É excelente para consumir com carnes vermelhas.

Syrah

O toque apimentado é a marca da uva Syrah (também conhecida como Shiraz, na Austrália). É bastante forte, denso e possui notas de alcaçuz, cerejas pretas, amoras, damasocos, groselhas, gengibre, chocolate.