Como Comprar um Apartamento na Planta

Escrito por

Realizar o sonho de ter um lar próprio, finalmente sair do aluguel e possuir um cantinho para chamar de seu é o objetivo de praticamente todas as pessoas.

Uma maneira de concretizar esse objetivo é adquirir um apartamento na planta – opção que traz mais flexibilidade na decisão e, geralmente, preços mais atrativos.

Para você fazer uma aquisição com segurança e tranquilidade, separamos algumas dicas sobre como comprar um apartamento na planta. Confira!

Apartamento na Planta: Veja Quanto Você Pode Pagar

finançasAo procurar um imóvel na planta é fundamental fazer um planejamento financeiro. É importante que você pesquise – e muito – as diversas variáveis que envolvem essa compra.

Antes mesmo de definir uma área da cidade ou tipo de apartamento (com dois ou então três dormitórios, por exemplo), é necessário realizar um balanço do seu orçamento.

Considere todos os gastos que sua família já possui. Projete futuras despesas que você provavelmente vai adquirir (mensalidades de um curso, por exemplo). Enfim, coloque tudo na ponta do lápis e descubra quanto você pode pagar pelo seu novo lar e por quanto tempo.

Uma sugestão é não se comprometer com parcelas que ultrapassem 30% do orçamento da sua família, critério que é o adotado por bancos ao disponibilizarem financiamentos.

Antes de fechar negócio, também veja se você atende aos pré-requisitos financeiros determinados para adquirir o apartamento.

Procurando Apartamentos na Planta

planta-apartamentoDepois de ter certeza sobre quanto você pode comprometer da sua renda, é chegada a hora de procurar por imóveis que se enquadrem no seu orçamento. Aqui vale ter atenção com diversos fatores que devem atender às suas necessidades.

A área em que o empreendimento será construído, por exemplo. A localização deve ser boa em comparação ao escritório ou ao colégio das crianças. Avalie, também, se há a possibilidade de valorização futura.

As características do apartamento, tais como metragem e quantidade de cômodos, precisa ser avaliada. Áreas de lazer do condomínio podem ser desejáveis.

Considere que, além de você morar em uma residência nova e, consequentemente, mais moderna, você poderá encontrar o apartamento ideal, ou seja, aquele que supre todas as suas necessidades.

Outra vantagem de comprar na planta é a possibilidade de visitar um apartamento decorado.

Essa visita vai proporcionar uma ideia bastante próxima de como o seu futuro lar será em termos de metragem, materiais utilizados, disposição dos cômodos etc.

Ela servirá como inspiração na hora de pensar no design do seu interior, já que a decoração do apartamento privilegia um melhor aproveitamento dos ambientes.

Verifique o Histórico da Empresa e a Documentação do Empreendimento

É muito importante realizar uma boa pesquisa no processo de compra de um apartamento na planta. Verifique os antecedentes da construtora responsável pela obra.

Confira, também, no cartório de Registro de Imóveis e na Prefeitura, se a construção do empreendimento está com a sua documentação em dia.

Dessa forma, você tem a tranquilidade de que se trata de uma empresa confiável e que o seu futuro apartamento será construído de maneira legal e segura.

Atenção com o Contrato de Compra

casal-chaveLeia atentamente todas as informações que constam no contrato de compra do imóvel.

Analise-o com calma e verifique detalhes como metragem, materiais utilizados, taxa de correção mensal, entre outros. Esses aspectos precisam ser respeitados; por isso, certifique-se que está tudo correto no contrato.

Outra dica é guardar os materiais de divulgação do empreendimento, caso precise comparar as informações e ver se estão de acordo.

Seguindo essas orientações e tendo atenção com esses detalhes, você já sabe como comprar um apartamento na planta com condições que cabem no seu bolso e que proporcione conforto e qualidade de vida para você e sua família!

Basta se planejar e começar a transformar esse sonho em realidade!

Autoria: Texto elaborado por Guilherme Not, da Tibério Construtora.