Como Tirar Manchas de Graxa de Roupas, Sapato de Couro e Outros

Escrito por

Lugar de graxa é na bicicleta, no motor do carro… não na sua roupa! Aprenda como remover manchas de graxa e salvar tecidos e outros materiais.

Trocou a corrente da bicicleta ou trabalhou no carro e agora sua roupa está suja de graxa? Ou talvez até graxa de sapato foi aonde não devia?

Sempre dá pra dar um jeito!

Removendo Graxa de Tecido

Não deixar a graxa ficar por muito tempo. Logo que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por duas horas, até o pó engrossar.

Em seguida, raspe o material com cuidado para não estragar o tecido, e repita o processo se for necessário. Por fim, escove o pó que sobrou no tecido e lave normalmente.

Se a peça é branca, ela precisa estar seca. Cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco.

Esfregue bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete. Então lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda.
Depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume. Serve pra tirar gordura também.

Manchas recentes ainda úmidas? Uma outra boa tentativa é não deixar a graxa assentar.

Assim que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar.
Raspe e repita o processo. Para finalizar, escove o pó e lave normalmente.

Removendo Graxa de Sapatos de Couro

Use tricloretileno; se a mancha persistir, usar água sanitária com água oxigenada. Os processos usados para cera também darão resultado.

Para limpar manchas de graxas de sapatos em roupas, use uma parte de álcool para duas partes de água em tecidos coloridos. Coloque puro em roupas brancas.

Removendo Manchas de Graxa de Objetos Metálicos e Cerâmicos

Retire o que for possível com papel absorvente. Misture aguarrás e água pura na mesma proporção, coloque na mancha espere alguns minutos, lave com sabão, enxague e deixe secar.

Removendo graxa de pisos cerâmicos e outras superfícies resistentes: depois de retirar o máximo com papel absorvente ou espátula, esfregue o local com benzina.

Se o objeto é delicado, esfregue um pouco de manteiga sem sal nas manchas de graxa . Depois de alguns minutos limpe com um pano seco.
A seguir lave com água morna e detergente de cozinha incolor, para remover a gordura da manteiga.