Como Retirar Manchas de Frutas

Escrito por

Nada mais tropical do que um cardápio cheio de frutas – preferência que se torna ainda mais acentuada durante as estações quentes. Consuma sem problemas, pois se a roupa manchar, tem jeito! Confira.

Seja em seu formato original, seja na versão líquida, como sucos, as frutas são amplamente apreciadas e recomendadas. Além de deliciosas, elas fazem parte de uma dieta saudável.

Algumas delas tendem a manchar mais que outras. A laranja, o morango e uva, por serem tão comuns, são as mais frequentes culpadas. No norte e nordeste, o caju e o jenipapo também costumam deixar muitas mães de cabelo em pé ao ver a roupa branca de seus filhos e filhas!

Métodos Gerais para Retirar Manchas de Frutas

Antes que a mancha seque, ponha sobre ela um pouco de sal. Depois, estique a parte manchada sobre uma vasilha funda e derrame água fervendo.

Acrescente uma colher de amônia ou álcool etílico, atravessando o tecido. Poderá também usar leite azedo, suco de limão fresco, ou vinagre branco forte. Veja a seguir.

Vinagre Branco

lavando roupaMisture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna. Molhe novamente com vinagre branco.

Passe novamente o detergente neutro e molhe bastante. Passe agora uma esponja embebida em água limpa. Se a mancha não sair totalmente, tente com um pouco de álcool.

Amônia

Faça uma aplicação de amônia, vinagre ou então dilua uma porção de álcool em três de água, deixe por alguns minutos. Lave com sabão, enxague em água limpa e seque.

Suco de Limão

O limão deixado ao sol, pode servir como ótimo removedor natural, um solvente de outras frutas com mais cor. Friccione a metade de um limão em manchas frescas de suco de frutas. É um alvejante natural.

Leite Frio

Essa é uma solução de vovó! Derrame leite fervendo sobre a mancha deixe por 24 horas e depois lave normalmente.

Peças mais delicadas: coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe algum tempo de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Lave como sempre.

Glicerina 

Primeiro passe um pano com água fria. Depoism é só esfregar com glicerina.

Retire Mancha de Frutas de Lã e Seda

Calma, sua peça de lã ou seda não ficará permanentemente manchada por frutas. A lã deverá ser lavada com uma mistura, em partes iguais, de álcool etílico e água fria. A seguir enxague com bastante água.

Já a seda deverá ser lavada com água morna e bórax.

Manchas de Frutas: Casos Específicos

cerejaPara manchas de frutas vermelhas como amora, framboesa ou jabuticaba, depois de bem lavadas as peças, deixar de molho em espuma fria de sabão com água sanitária. Se a mancha persistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais.

No caso do morango, coloque a parte manchada dentro de água fria por alguns minutos. Em seguida esfregue a mancha com rodela de limão, passe por água limpa, coloque de molho com sabão em pó e lave em água morna.

Já a banana, quando recente, basta esfregar um pouco de querosene.

Retire Manchas de Sucos de Frutas

Sim, líquidos também mancham.

Coloque um pouco de água. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha. Enxague com vinagre branco de mesa.

Passe agora uma esponja novamente com detergente neutro e enxague com água limpa para retirar o excesso. Se ainda não tiver saído totalmente, passe um pano com álcool. Espere secar.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: faith goble