Como Tirar Manchas de Caneta Esferográfica ou Hidrocor

Escrito por

Boneca toda rabiscada de caneta Bic? Tinta de canetinha no sapato de couro? Jeans manchado com tinta de caneta? Nós temos a solução!

Sim, acidentes com esferográficas ou hidrocor, os famosos “pilots”, acontecem – mas podem ser muito decepcionantes. Afinal, costumamos achar que esses tipos de mancha são irreversíveis.

Veja a seguir o que fazer para livrar-se delas.

Limpando Manchas de Caneta Esferográfica

mancha canetaUma das maneiras mais comuns de retirar mancha de caneta esferográfica de tecidos é deixá-lo durante várias horas dentro de leite, em seguida esfregando-a com vinagre ou limão.

Também é possível enxaguar com água sanitária diluída, mas cada vez menos, já que existe o risco de descolorir o tecido, manchando-o ainda mais.

Há quem umedeça com vinagre e depois coloque o leite por cima. Depois de retirado o leite, coloque um pouco de bicarbonato de sódio para eliminar o cheiro do leite.

Outra opção é esfregar com algodão embebido em álcool puro ou álcool canforado. Se a mancha estiver fresca, tente absorvê-la com toalha de papel e passe álcool com um cotonete.

Um truque de longa data é borrifar laquê sobre a mancha até que suma. Deixar secar; se necessário, repita a operação.

Em tecidos sintéticos, use um pouco de tricloretileno; mas antes de empregá-lo, faça um teste em algum retalho desse tecido.

Se isso não funcionar, esfregue a roupa com uma escova embebida em álcool ou acetona (desde que não seja seda sintética). Depois, lave normalmente.

Eliminando Manchas de Esferográfica em Diversos Materiais

  • No couro: desaparece esfregando um pano com álcool.
  • No papel de parede: Riscos de caneta esferográfica em papel de parede podem ser apagados passando levemente um cotonete embebido com um pouco de acetona. Cuidado para não molhar demais e deixar escorrer.
  • Em bonecas de plástico tipo Barbie, bebês e similares: aplique peróxido de benzoíla a 10% (pomada Acnase) sobre os riscos. Em seguida coloque a boneca por três horas no sol forte e direto.

Retirando Manchas de Caneta Hidrocor

Assim, como com canetas esferográficas, manchas de hidrocor podem ser retiradas de tecidos com leite quente e esfregar com cuidado. Em seguida, enxágue com sabão de coco.

O hidrocor também sai de tecidos com demaquilante bifásico: aplique sobre a mancha e esfregue com uma escovinha. Espere agir por 10 minutos e depois lave com sabão de coco.

O álcool isopropílico é um grande aliado: coloque um pedaço de papel higiênico por baixo da mancha e aplique o álcool por cima dela. Vá trocando o papel higiênico conforme ele for absorvendo a tinta.

Repita até que a mancha desapareça. Lave normalmente.

Se a mancha de hidrocor for no couro, colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco (use máscara, o cheiro do amoníaco é muito forte). Depois esfregar com um pano macio e seco.

Se for um couro mais resistente você poderá utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.

Retirando Manchas de Outras Origens

canetas tinteiroTinta de carimbo sai com a aplicação de suco de limão no local, polvilhado com sal fino. Espere uns 20 minutos.

Se tinta à óleo para pintura de quadros sujar a roupa no momento da pintura, basta limpá-la com detergente. Não molhe a roupa com água, apenas aplique o detergente. Esfregue com a mão ou com uma bucha: a tinta sairá completamente da peça. A limpeza deve ser feita no mesmo dia!

Tinta para canetas tinteiro saem com leite frio ou sumo de limão fresco; também poderá ser usado o “Líquido de Oaken”. Em seguida, lavar com água e sabão.

 

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: quinn.anya, Joe Seggiola, Tambako the Jaguar