Como Tirar Manchas de Leite, Café e Chá de Roupas e Tecidos

Escrito por

Dizem que não se deve chorar sobre leite derramado: é verdade! Devemos tomar medidas para tirar manchas antes que elas se tornem permanentes.

Saiba a seguir como proceder em caso de manchas em roupas, tapetes – e também de café com leite, café e chá.

Como Tirar Manchas de Leite

Faça uma solução de vinagre branco e álcool dividida em partes iguais. Espalhe por cima da mancha, impregnando bem o tecido. Em seguida lave normalmente a peça.

Se a mancha for recente, lave com água muito fria ou bem quente. Se a mancha estiver seca, use água boricada aquecida.

Se a mancha de leite estiver no tapete, aplique água morna e sabonete neutro. Por último, enxugue com pano branco limpo.

Passe glicerina, enxugar com tecido absorvente. Repita a operação.

Removendo Manchas de Café e Café com Leite

cafe com leitePara retirar manchas de café das roupas, passe imediatamente no local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com pano limpo ou toalha.

Uma outra alternativa é passar glicerina sobre a parte manchada. Depois, lave com água morna e em seguida umedecer com água oxigenada e enxágue logo em seguida com sabão em pedra.

Se a mancha de café tiver ocorrido sobre algodão branco, use água sanitária diluída; em algodão colorido, coloque o tecido de molho numa mistura de água morna com detergente e vinagre. Deixar no máximo por cinco minutos e enxaguar bem.

Misture um terço de vinagre branco de cozinha, com dois terços de água, molhe. Passe uma esponja com água limpa. Absorva o máximo de liquido e deixe secar.

Quando a mancha de café acontece sobre tecido sintético, lave normalmente com sabão e depois coloque um pano embebido em álcool a 90 graus diluído, deixando alguns instantes. Em seguida enxague bem com água pura.

Lave imediatamente a peça com água bem quente ou fervendo – e cuidado para não se queimar!

Para remover manchas de café, chá, chocolate ou café com leite na máquina de lavar, aplique glicerina pura para suavizar a mancha, lavando normalmente em seguida.

Se não sair, use água oxigenada ou tetracloreto de carbono, ou ainda esfregue ligeiramente com benzina.

Como Tirar Manchas de Chá

cháMuitas infusões de chá são utilizadas para tingir tecidos. Portanto, não duvide do poder de mancha do chá! Algumas vezes é virtualmente impossível removê-las.

Comece tentando com água morna e sabão. Se não funcionar, misture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna e molhe.

Molhe novamente com vinagre branco. Passe novamente o detergente neutro. Molhe.

Passe agora uma esponja embebida em água limpa. Se a mancha não sair totalmente, tente com um pouco de álcool.

Se a mancha de chá estiver em algodão branco, respingue algumas gotas de suco de limão puro, depois enxague abundantemente.

Na lã branca, molhe bem com glicerina líquida e depois enxague com água morna.

Em tecido de sofás e poltronas ou em tapetes de fibra de algodão, coloque um pano sobre a mancha embebido numa mistura de álcool e vinagre branco. Enxague com água e detergente líquido suave.

Retirando Manchas de Xícaras

Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio – ou com sal úmido.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Tambako the Jaguar, nilsnh, terremonto, in pulverem reverteris