Saber servir cervejas não se resume a colocá-la dentro do copo. É muito importante controlar a temperatura, segurar a garrafa do jeito certo, usar o melhor copo para o tipo de fermentação da bebida… fique por dentro de tudo o que o serviço de cerveja envolve e torne-se um expert na hora de receber família e amigos para saboreá-la.
Um serviço de cerveja que se preze abrange toda a experiência do consumo da bebida. Isso inclui desde a limpeza dos copos antes de servir até o último gole.
Mas o que isso tem a ver com você, que não é um sommelier profissional de cervejas? Bem… tudo! Se você está recebendo pessoas para um almoço, jantar, festa ou, principalmente, para degustar as novidades do seu bar de cerveja é desejável, sim, que você saiba controlar a situação e tirar o melhor proveito dela.
Para servir cervejas, faça uma seleção antecipada
O jeito certo de começar é criar um cardápio com algumas variedades interessantes. E por “insteressantes” queremos dizer:
- as mais populares entre seus convidados;
- a mais adaptada ao clima, à época do ano;
- aquelas se se harmonizam melhor com os acompanhamentos que você vai servir.
A temperatura deve estar sempre certa
Abaixo de 0 graus Celcius o contato da cerveja com as papilas gustativas presentes na língua se fecham e você não conseguirá sentir plenamente o sabor da cerveja. Por isso a “geladíssima” é constantemente um truque para disfarçar bebidas que não prezam pela qualidade.
A verdade é que cada tipo de cerveja deve ser servida dentro de uma temperatura específica, já que estimulam sensações diferentes. Confira:
- Cervejas tipo lagers e pilsens, mais refrescantes: entre 0 e 4°C;
- Cervejas de trigo e frutadas: entre 5 e 7°C;
- Cervejas como Porter e Vienn, escuras,: entre 8 e 12°C;
- Cervejas mais complexas e alcoólicas, tipo as Stout e Trapistas: entre 13 e 15°C. Ou seja, teperatura de adega.
Tipos de copo para servir cervejas certas
Assim como os tipos de cerveja variam bastante, os copos onde cada uma deve ser servida também. Isso ocorre porque esses recipientes devem ajudar a estabelecer as condições ideais para levar a bebida à boca, regulando quantidade ideal de cada uma, facilitando a liberação dos odores, controlando a quantidade de espuma e muito mais. Conheça aqui os principais deles e faça bonito.
Existem, inclusive, cervejarias que lançam copos com design totalmente inéditos, de modo a oferecer a maneira ideal para degustá-la sem deixar nenhum detalhe gustativo de fora. Contudo existem os copos coringa, tais como a caldereta e o copo pokal.
Como servir cervejas da forma certa
Talvez um dos primeiros detalhes que o consumidor de cerveja aprenda é sobre o jeito certo de servir cerveja no copo. E isso faz sentido: é essencial saber como derramar a bebida, de modo a obter a formação correta de espuma para aquela categoria de cerveja.
Cada fermentação terá seu ritual particular na hora de ser despejada no copo. Mas de forma geral deve-se inclinar o copo e começar a despejar, vagarosamente, a cerveja na inclinação até que ela chegue até a metade. Então endireite-o brucamente na vertical e afaste-os da boca da garrafa, lata ou torneira conforme o líquido chega ao topo.
Para a maior parte das cervejas a formação de espuma é desejável, uma vez que ela a mantém gelada e livre da oxidação por mais tempo.
Fique de olho na lipeza dos copos
Ter o design certo de copo para cada estilo de cerveja é, sem dúvida, um golaço. Mas mantê-los limpos é básico, indiscutível.
Use sempre uma esponja macia esclusiva para esse fim e um detergente ou sabão neutro, sem perfume, para lavá-los bem. Deixe que sequem naturalmente. O importante é que o recipiente não guarde odores da esponja, do sabão ou mesmo de um pano de prato.
Caso a o serviço de cerveja que você vai oferecer conte com muitos convidados e muitos tipos diferentes de marcas vale a pena adquirir uma boa quantidade de copos – por volta de 12 para cada estilo de bebida. Isso retarda a necessidade de lavá-los imediatamente, tornando a atividade mais relaxada.