Como Secar Roupas sem Estragá-las

Escrito por

Dentre as facilidade da vida moderna, secadoras de roupas estão entre as principais.

O equipamento se aperfeiçoou com o tempo, acompanhando o avanço da tecnologia. Hoje é possível  encontrar máquinas que apenas secam ou que também lavam as peças.

Mas apesar de parecer que apertar alguns botões seja algo simples, é preciso ter cuidado para não escolher as opções erradas e danificar ou manchar as roupas.

Confira as dicas!

Secando Roupas: Leia a Etiqueta

etiqueta roupaAntes de qualquer coisa, leia as recomendações que vêm na etiqueta da sua roupa: elas orientam sobre como preservar por mais tempo suas qualidades originais.

Cada peça possui códigos e conselhos sobre como lavar e secar adequadamente, assim como detalhes como a temperatura ideal da água na hora da lavagem, se podem ou não ser lavadas na máquina, se deve-se usar secadora ou varal e se o ferro de passar está permitido.

Se a peça pode ir para a secadora, a regra geral é a mesma que vale para lavadoras: nesse momento, separe as roupas claras, escuras e brancas. Com o calor, algumas peças podem manchar as que estiverem em contato com ela.

Algumas pessoas fazem essa separação na hora de lavar as roupas, mas na hora de secá-las misturam-nas. Evite isso.

Aliás, a alta temperatura fixa manchas nos tecidos. Não leve à secadora manchas não resolvidas.

Roupas de tamanhos e tecidos parecidos secam mais rapidamente se separadas em lotes. O mesmo se aplica àquelas que soltam fiapos: separe-nas das que pegam fiapos com facilidade.

Se, no entanto, a roupa deve ir para o varal, antes de pendurá-la, dê uma olhada se não ficaram resíduos de sabão ou amaciante.

Se o enxágue não foi eficaz, o tecido pode desbotar com mais facilidade, amarelar quando exposto ao sol e, consequentemente, perder a qualidade.

Como Utilizar a Secadora de Roupas Corretamente

secadoraNunca coloque roupas demais na secadora: sobrecarregada, a máquina seca mais devagar e amassa mais as peças.

Ao invés de deixar a roupa tempo demais na máquina, para garantir a secagem, prefira ser econômico no tempo e realizar um novo ciclo se as peças continuarem molhadas: uma roupa seca demais pode enrugar demais e até encolher.

Já o ciclo de ar frio, por sua vez, desfaz as rugas. Você poderá utilizá-lo para esse fim.

Um ciclo exclusivo de ar frio, no entanto, deverá ser a norma na hora de secar malhas de lã, travesseiros e peças com detalhes emborrachados.

Não deixe as roupas na secadora após a secagem, retire-as e dobre.

O filtro de fiapos sujo, aumenta o tempo de secagem, Limpe o filtro ao final de cada operação.

Vire o bolso de peças de tecido grosso para fora. Já peças acolchoadas, veludo cotelê e malhas mantem melhor seus formatos se retiradas ainda um pouco úmidas, e totalmente secas com a ajuda do ferro de passar.

Cobertores devem ser secos em temperatura bem quente na companhia de 3 ou 4 toalhas por 160 minutos. Retire-o ainda ligeiramente úmido e estique-o numa superfície limpa até secar totalmente.

Secando Roupas no Varal

varal 2A melhor opção para as roupas brancas é secar na sombra, mas isto também se aplica para roupas coloridas.

Os raios solares, além de amarelar as roupas brancas, pode também desbotar as peças escuras e enfraquecer a resistência dos fios.

Durante o frio, roupas feitas com lã e cashmere saem do armário. Depois de lavar esses itens, fica proibido secar ao sol.

As fibras desses tecidos são sensíveis e, ao entrarem em contato com os raios solares, perdem a qualidade totalmente. Da mesma maneira, quando essa peças são coloridas, elas desbotam.

Roupas listradas e xadrez são mais resistentes e podem ser secadas ao sol. Entretanto, a recomendação para roupas feitas de algodão é secar na sombra. Isso também serve para tecidos de poliéster, nylon, sintéticos e de seda. Já as roupas de couro, nunca devem ser secas ao sol.

Calças jeans devem ser viradas ao avesso, o que preserva a cor da peça e proporciona uma secagem mais eficiente.

As roupas de algodão podem ser penduradas na vertical, já que são mais resistentes. Camisas sociais e polo devem ser penduradas pela vertical e pela parte de baixo. Usar cabides também é uma ótima alternativa.

Blusas de lã, malha e cashmere podem se danificar facilmente, então a melhor saída é secá-las na horizontal, sob uma bancada ou em cima de uma toalha estendida no varal.

Deixe a peça uniforme sob todo o espaço da toalha, o que também evita que elas escorreguem e fiquem deformadas.

Roupas feitas de couro e seda devem ser penduradas em cabides. Fique atento ao tamanho do cabide, para não prejudicar os ombros da peça, especialmente das de couro. Se for usar prendedores nas roupas feitas de seda, use algum que não seja de madeira, o que pode danificar ou deixar resíduos na peça.