Como Secar Roupas no Inverno

Escrito por

No inverno as roupas demoram mais para secar. Afinal, o sol e o calor são bem mais fracos, mesmo num país tropical. Mas não tem problema: reunimos algumas dicas para você contornar o frio e a umidade e secar as peças com mais facilidade. Acompanhe.

Secadoras de roupa são perfeitas para o outono e o inverno: você não depende do sol e do calor para finalmente colocar as peças na tábua de passar.

No entanto não é todo mundo que tem uma. E muita gente, mesmo dispondo delas, prefere métodos alternativos para minimizar a conta de energia elétrica e economizar no fim do mês.

Conheça as melhores alternativas a seguir.

Regra Básica: Torça a Roupa ao Máximo

Para serem realmente eficientes, os truques que apresentamos deverão ser feitos com roupas que foram centrifugadas na máquina de lavar ou bem torcida depois do tanque.

Se você tiver dificuldades nessa parte, nossa primeira recomendação é fazer uma espécie de rocambole com a peça utilizando uma toalha de banho felpuda.
Estique a roupa na toalha aberta e vá enrolando de modo que a peça molhada fique do lado de dentro, como um recheio. Quando tiver formado um rolo, aperte bem. A toalha absorverá bastante da água encharcada.

Em caso de lingeries e meias finas, você pode usar um secador de alface para retirar o excesso de água. Ele funciona como uma centrífuga e pode preparar bem as peças para a secagem em si.

Otimizando o seu Varal de Roupas

ventiladorPara secar sua roupa em clima frio, podemos começar por uma das opções mais populares: o bom e velho varal.

Ao invés de simplesmente prender a roupa com pregadores, que muitas vezes unem frente e verso da peça, separe-as completamente acomodando-as em cabides. E então, aí sim, pendurando os cabides no varal.
Isso ajuda a ventilar melhor as peças. Para melhorar ainda mais a circulação do ar, pendure poucas peças por vez.

Em seguida, posicione um bom ventilador em direção às roupas penduradas e deixe-o lá até que sequem. Essa técnica tem a vantagem de aliviar boa parte do amarrotado de camisas sociais e outros modelitos feitos em algodão.

Itens menores, como meias finas e lingerie, podem se beneficiar de um simples secador de cabelos. Coloque-o a cerca de um palmo da peça. No entanto, como trata-se de um aparelho elétrico térmico, é melhor não abusar muito, senão a conta de energia chegará mais salgada.

Vale lembrar que, se a sua lavanderia fica num lugar da casa aonde não bate sol, você pode pendurar as roupas num varal portátil ou mesmo numa arara e colocá-la num cômodo mais ensolarado da casa. Não faz milagre, mas ajuda o ventilador ou o secador de cabelo.

Geladeira: Aliada na Hora de Secar a Roupa

freezer roupaVocê pode estar pensando que a sugestão aqui é pendurar as peças atrás da sua geladeira, ali aonde está o motor. Bem, embora muita gente faça isso, só é recomendável em casos de emergência.

Se virar hábito, o motor pode ser danificado e o desprendimento extra de energia vai impactar a sua conta de luz.
A mesma regra vale para quem tem aquecedor em casa: não abuse dele para secar suas roupas.

O melhor mesmo é aproveitar o freezer da sua geladeira para fazer uma espécie de mágica. Coloque a peça úmida numa saco plástico e coloque-o no congelador.

Tire-a do saco no dia seguinte e toda a água terá virado gelo, se “desprendendo” da roupa. Então, leve-a direto para passar à ferro.