Como se Preparar para uma Viagem de Moto

Escrito por

Todo motociclista fica à espreita dos finais de semana prolongados, feriados e férias. Afinal, são nessas datas em que é possível fazer a sempre muito aguardada viagem de moto. Confira a seguir as melhores dicas para pegar a estrada sobre duas rodas, sem mistério.

Viajar de moto é diferente de carro. O contato com o ambiente externo é direto, o que aumenta a sensação de liberdade e aventura. No entanto, os riscos devem ser sempre bem calculados: esse veículo exige cuidados dobrados.

Viagem de Moto: Estude o Trajeto

moto paisagem bagagemEm primeiro lugar, é fundamental entender bem o itinerário da sua viagem. Veja quantas paradas serão necessárias, levando-as em conta na hora de planejar o horário em que deseja chegar ao seu destino.

O ideal é que faça uma pausa de duas em duas horas para esticar as pernas, beber água e ir ao banheiro. Portanto, informe-se da existência de postos de gasolina e paradas ao longo da estrada.

Se o trajeto for muito longo, exigirá que você faça um pernoite em algum ponto do caminho. Não abra mão disso: viajar cansado pode ser perigoso. Você precisa estar com seus reflexos totalmente funcionais.

Fique de olho nas condições climáticas previstas para as regiões que você vai atravessar. Esteja sempre preparado para chuvas e ventanias. O ideal é que use capacete fechado, que protegerá seus olhos conta a água, a poeira e a fumaça.

Bagagem para Viagem de Moto

Considere, ainda, o peso da bagagem que você leva. Ela deverá contem o mínimo possível de peças de roupas e poderá ser distribuída entre uma mochila e o próprio bagageiro da moto.

No caso da mochila, escolha modelos com presilha peitoral e cinta abdominal. Quanto ao bagageiro, adote baús com chaves. Ele não pode estar em contato com o escapamento ou que atrapalhe o esterçamento do guidão.

Você também poderá amarrar uma bolsa de mão na garupa. Esses itens pesam e a velocidade média da sua viagem tenderá a cair, tornando a empreitada mais longa.

Revisão e Itens Mecânicos para Levar

Ao contrário da circulação em cidades, quando os itens de mecânica da moto podem ficar na garagem, em caso de viagem eles deverão ir com você. É essencial para a sua segurança em duas rodas.

Portanto, estude um cantinho na bagagem para acomodá-los:

  • Kit de ferramentas
  • Chave reserva
  • Spray selante
  • Elástico extra para bagagem
  • Lanterna pequena
  • Roupa impermeável
  • Capa de chuva
  • Pequeno frasco tipo dosador com óleo de motor para lubrificar a corrente
  • Jaqueta e botas de motociclista
  • Luvas de couro sem forro
  • Garrafa de água
  • Trava da moto

mecânico motoMas atenção: nada disso substitui uma boa revisão antes de pegar a estrada. Leve sua moto para visitar um mecânico para assegurar que ela está tinindo para rodar.

Troque o óleo do motor, o filtro, calibre os pneus (motos em geral não contam com espaço para levar um extra) e verifique se a corrente está esticada, sem folgas.

Por fim, no mundo ideal a sua moto possuirá seguro. Viagens apresentam chances maiores de danos e acidentes. Além disso, na sua cidade-destino poderá não contar com uma garagem, aumentando o risco de roubo ou furto.

Pode ser um dinheiro que evitará grandes prejuízos.

Cuidados ao Pegar a Estrada de Moto

motos estrada grupoEspecialmente no caso de motos, é muito importante que esteja com a sua saúde ortopédica em dia. Afinal, é muito importante que se mantenha sempre em posição ereta, ou você vai prejudicar sua coluna e ficará cansado rapidamente.

Na estrada, evite ficar próximo de caminhões e carretas, e sempre pilote a esquerda do carro para facilitar a visão. E caminhos de terra requerem cuidados específicos na pilotagem.

Que tal planejar a viagem junto com outros amigos motociclistas interessados? Em grupo, pegar a estrada é mais divertido – e um cuida da segurança do outro.