Como Presentear sem Gafes

Escrito por

Mais que qualquer outra época, fim de ano envolve uma grande troca de presentes – muitas vezes entre pessoas que não se conhecem muito bem. Saiba como presentear sem gafes.

Seja no amigo oculto do trabalho, seja recebendo muitos convidados para a noite de Natal, presentear pessoas com quem não temos intimidade pode ser complicado.

Afinal, presentes são a concretização da impressão que o outro tem de você. Se ele entra em conflito com a personalidade do seu homenageado, pode causar constrangimento. E no fim do ano estamos todos mais sensíveis.

Confira algumas dicas para acertar em cheio na hora de escolher uma lembrança.

Regra Primordial para Evitar Gafes na Hora de Presentear

amigas-presentes-mulheresA primeira coisa que você deve evitar é dar um presente que não permita ser trocado.

Um exemplo é quando você quer “passar para frente” um presente que recebeu, não gostou e guardou para dar para outra pessoa no futuro. Nesses casos, em geral a embalagem apresenta sinais de que já foi aberta antes – um pecado mortal na hora de presentear.

Também é comum que o prazo de troca já tenha expirado, o que é mais um motivo para você não passá-lo adiante.

A possibilidade de troca é garantida por toda e qualquer loja e deve estar preservada para quem você vai presentear. Até porque é um grande alívio no caso da pessoa não gostar do que recebeu.

O Que Evitar Dar de Presente

A princípio você deve passar longe de artigos de gosto muito pessoal, como sapatos, roupas, bijuterias, perfumes e maquiagens. Aqui, as chances de errar são muito maiores.

A exceção fica por conta do caso de você saber exatamente a marca do perfume que a pessoa adora, ou que ela costuma usar acessórios específicos, como um xale ou um lenço, por exemplo.

Roupas íntimas são totalmente proibitivas.

Itens baratos demais ou de valores muito elevados também podem causar mal-estar: o primeiro pode fazer a pessoa se sentir desvalorizada, enquanto o segundo pode acabar parecendo esnobe demais.

A menos que o seu presenteado seja um fiel praticante da sua fé, presentes de conotação religiosa também podem cair mal. O Brasil é um país de diversidade de fé e é um grande “fora” errar na orientação do outro.

Acerte na Escolha do Presente

presentePor outro lado, existem opções quase universais para dar de presente.

Produtos de banho, como sabonetes ou loções, podem ser ótimas escolhas para mulheres de todas as idades, inclusive as adolescentes. Existem lojas especializadas com muitas opções de fragrâncias e texturas muito agradáveis.

Seguindo a mesma ideia do aromático, velas e perfumes de ambientes tem muitas chances de agradar. Em qualquer caso, no entanto, evite  cheiros muito fortes.

Objetos para a casa podem ser boas pedidas: porta-retratos, anéis para guardanapos, um jogo americano especial. Livros também sempre funcionam. No entanto, adquira alguma coisa da área de interesse da pessoa.

DVDs e CDs podem agradar, mas também devem fazer parte do gosto do seu presenteado. Contudo, atualmente, com a disseminação de canais como Netflix e Spotify, ambos online, estão caindo em desuso.

Presente: Mais Fácil Quando Você Conhece Gostos Pessoais

Cogite, também, alguma coisa relacionada a um hobby do outro. Pode ser um esporte ou um item de colecionador, por exemplo. Um artigo de papelaria feito à mão para quem trabalha bastante ou gosta de escrever, por exemplo.

Um avental para quem gosta de cozinhar, um isqueiro arrojado, um charuto ou um fumo exclusivo para quem fuma – até mesmo uma caixa de chocolates gourmet para um chocólatra.