Como Organizar Sapatos

Escrito por

Sapatos: como guardá-los? É preciso que o lugar seja arejado, não os deforme e permita identificá-los sem muito esforço. Veja a seguir algumas ideias simples e engenhosas para acomodar sandálias, tênis, chinelos e outros.

Nada mais desagradável do que guardar seus sapatos em locais escuros e pouco organizados, como o piso do guarda-roupas.

A boa notícia é que existem algumas saídas ótimas para resolver o problema, mesmo quando o espaço do qual você dispões é pequeno. A maioria delas dá para providenciar sozinho. Confira.

Aproveite Estrados de Madeira, Escadas Portáteis e Molduras para Teto

sapatos estrado de madeira camaSimples estrados de madeira podem ser muito úteis para organizar seus sapatos.

Se a sua cama oferece um espaço vazio entre o chão e o colchão, você poderá acomodar seus pares em estrados e simplesmente empurrá-lo para debaixo dela.

Outra opção é pregar o estrado numa parede e usar os saltos dos sapatos altos para encaixá-los ali. O mesmo pode ser feito com uma escada encostada na parede.

escada sapatosVocê também sempre pode abrir uma escada com degraus nas duas inclinações e ligá-los com prateleiras. Ela se transforma numa espécie de estante.

Sobre as prateleiras, acomode seus sapatos.

Frisos e molduras para tetos podem ser instalados na própria parede e também servir para organizar sapatos de salto. Eles só precisam ser mais largos, para dar mais estabilidade aos calçados.

Guardando Sapatos no Guarda-Roupas ou Móveis

sapatilhas cabidesPara muitas pessoas, no entanto, o ideal é aproveitar o espaço do guarda-roupas para guardar seus sapatos.

Para isso, existem algumas alternativas – desde caixas de acetato transparente para evitar que os pares sujem ou se embolem até cabides adaptados.

Um exemplo é prender quatro pregadores de roupa na vara principal de um cabide e pendurar um sapato em cada um, totalizando dois pares por vez.

sapatos garrafas petUm truque bastante usado para guardar sapatos sem salto em nichos do armário separando os pares em garrafas PET cortadas ao meio.

Outro é dedicar um pufe tipo baú – ou um baú mesmo – para acomodar os sapatos. Para mantê-los separados um dos outros, você pode usar toucas de banho descartáveis transparentes.

Como Guardar Tênis e Chinelos

tênisComo sabemos, tênis precisam de boa ventilação e um pouco de sol. Isso evita que fungos proliferem no calçado, gerando infecções nos pés e o famoso mau cheiro.

A melhor saída na hora de guardá-los é deixá-los expostos, longe de gavetas, caixas e outros locais fechados.

Uma saída é instalar prateleiras curtas com o lado mais estreito preso à parede. Outra opção é utilizar a escada com prateleiras, já anteriormente citadas.

chinelosEm contrapartida, chinelos são os mais fáceis de guardar. Eles não deformam, são simplíssimos de limpar e ocupam relativamente pouco espaço.

Chinelos podem ser organizados em pares e colocados, na vertical, dentro de cestas de vime e até mesmo de caixas para pastas suspensas, daquelas encontradas em escritórios.

Dicas para Manter seus Sapatos em Forma

Como já dissemos, quando se trata de conservar sapatos, é importante evitar locais úmidos. Portanto, banheiros e lavanderias não são os melhores locais para guardá-los.

Ao retirar os sapatos, não os guarde imediatamente. Deixe-os “respirar” um pouco, de preferência de um dia para o outro.

Lave seus calçados pela manhã, em dias de sol. Se estiver calor, melhor ainda.