Organizando os documentos pessoais:

O mesmo padrão de organização das contas pode servir para os seus documentos pessoais.

É preciso fazer uma triagem do que você pode jogar fora e do que vai guardar, para então, dividir em uma pasta sanfonada ou em uma caixa de pastas suspensas.

Certidões, documentos bancários, documentos pessoais como identidade, CPF e título de eleitor, contratos de trabalho, tudo deve ser organizado em categorias.

 Organizando a papelada das crianças:

Um dilema nas casas com crianças é: onde guardar os desenhos que eles fazem? Uma maneira criativa é fazer uma parede do quarto deles como “exposição” dos desenhos mais recentes.
Cole-os com fita dupla face nas paredes e vá renovando a cada semana ou quinzenalmente.

Ou então, prenda um barbante de um lado ao outro do quarto, em paredes opostas, e faça um “varal” de desenhos, com pregadores de roupa coloridos segurando-os no barbante.

Quando novos desenhos chegarem, veja junto com a criança o que será guardado e o que pode ser jogado fora.
Os que ficaram podem ser guardados em uma pasta bem grossa.

Tenha uma pasta para cada criança e, a cada 6 meses, veja se ela concorda em jogar os mais antigos fora.

Como manter a papelada em ordem:

Para manter a papelada organizada, basta levar o documento para seu devido lugar assim que abri-lo.

Por exemplo, se a conta de telefone chegou, guarde-a na pasta “Contas a Pagar”.

Se recebeu uma propaganda que não lhe interessa, rasgue e jogue no lixo. Isso não leva mais de 2 minutos e você evita que a pilha de papéis comece de novo.

Resista à tentação: pasta “Arquivar” ou “Variados” é um convite ao caos!

Essa pasta é aquela em que você vai colocando vários papéis para quando tiver tempo de guardar cada um, certo?
Pois a verdade é que você nunca vai ter tempo para isso e a pasta vai aumentando de tamanho a cada dia.

O tempo que você leva para colocar o documento nesta pasta é o mesmo que você levará para guardar na pasta aonde ele realmente pertence!

Por quanto tempo guardo cada documento?

casa-documentos-9

 

É difícil encontrar alguém com espaço disponível em casa para guardar todos os papéis e documentos que possui.

Saber o tempo necessário para se guardar cada documento ajuda a não acumular tanto papel.

 

Veja na lista abaixo o tempo de armazenamento de cada um:


Imposto de Renda, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás – 5 anos

Contratos de seguro (incluindo Seguro Saúde) – 1 ano

Plano de saúde – 5 anos

Contrato de aluguel – 3 anos

Pagamento de condomínio – 5 anos

Pagamento de aluguel – 3 anos

Prestação da casa – 5 anos

Mensalidades escolares – 5 anos

Nota fiscal de produtos ou serviços: prazo de vida útil do produto

Contratos de seguro – 1 ano

Prestação da casa – 5 anos

Contracheque / holerite – 5 anos

Notas de serviços de profissionais liberais – 5 anos

 

 Reserve algumas horas do seu dia e organize seus documentos. Que tal começar agora?

 Até a próxima !