Como organizar a casa para quem mora só.

Escrito por

Como organizar a casa?

Se você trabalha fora, tem filhos ou mora sozinha, com certeza você já se pegou pensando que cuidar da casa é uma tarefa cansativa e sem fim, certo? Errado!

Neste artigo vou dar dicas para manter a casa sempre “funcionando”, ou seja, a despensa e a geladeira sempre cheias, a roupa sempre lavada, passada e guardada e a casa sempre limpa.

Não é tão difícil quanto parece – basta você programar um determinado tempo para cada uma das suas tarefas, de acordo com a prioridade, do mesmo modo como você planeja as tarefas do seu trabalho.

E o melhor de tudo: por incrível que pareça, você terá mais tempo livre para cuidar de você, do seu marido ou brincar com seus filhos. Não é mágica, é organização!

Organizar a casa para quem mora só e não tem empregada

Para quem mora sozinho, fica muito mais fácil cuidar da casa, ainda mais se o local for pequeno.

Se você gosta de cozinhar, planeje um dia do mês para ir ao supermercado fazer a “compra do mês”: compre os mantimentos não perecíveis para durar o mês todo e legumes, verduras, frutas, queijos apenas para uma semana.

Depois, estabeleça um dia da semana para comprar os alimentos perecíveis que acabaram, você só precisará de poucos minutos por semana para manter a geladeira abastecida.

Escolha um supermercado que fique no caminho entre a sua casa e o seu trabalho e veja se eles possuem um dia específico da “feirinha”: costuma ser o dia em que eles recebem alimentos frescos.

Se cozinhar não é um prazer para você, veja o que se adapta melhor ao seu paladar e à sua conta bancária: fazer as refeições fora de casa ou comprar alimentos congelados.

Existem lojas que vendem refeições completas congeladas, basta colocar no micro-ondas.
Pesquise na internet ou ande pelo seu bairro para encontrar uma.

Organizar a casa: roupa limpa para vestir

Para não acumular muita roupa suja, marque na agenda os dias de lavá-las: pode ser 2 vezes por semana, além da roupa de cama e a de banho.

Toalhas devem ser lavadas separadas da roupa, pois seu tecido é muito grosso e fica pesado quando molhado, pode acabar danificando o tecido das roupas com o tempo.

Lençol, fronha e pijama devem ser usados durante uma semana, assim como as toalhas – é o tempo ideal, pois não ficam sujas demais e nem você tem um trabalho extra de trocá-las mais de uma vez na semana.

Na hora de passar a roupa, o melhor é ir fazendo aos poucos: você não se cansa ficando várias horas em pé passando tudo junto, nem fica sem roupas passadas por muito tempo.

Não há necessidade de passar a roupa toda!

No dia seguinte ou dois dias depois de lavar, passe o necessário e apenas dobre o que não precisa ser passado.

Toalhas vão perdendo a maciez rapidamente com o calor do ferro, portanto não precisa passá-las.
Deixe-as bem esticadas no varal para que elas sequem sem amassar.

Roupas de ginástica geralmente são feitas de lycra, dry fit ou outro tecido que também não precisa ser passado.
Meias, calcinhas e sutiãs também não são passados, apenas alise o tecido antes de pendurar – as roupas costumam sair emboladas de dentro da máquina de lavar e, se você pendurá-las assim, elas secarão assim.

Também estabeleça na sua agenda os dias para passar as roupas – intercale um dia para lavá-las e outro para passá-las – e também marque o melhor horário para você: que tal assistir à sua novela preferida passando roupa?
Uma hora é o suficiente, se você não deixar acumular muitas peças.

Dicas para organizar a casa para solteiros: a limpeza

 A limpeza também é uma tarefa que pode ser dividida em várias partes e realizada em poucas horas por dia.

Você talvez prefira fazer a faxina toda na manhã de sábado, por exemplo, ao invés de fazer cada dia da semana um pouquinho – só você pode determinar o que é melhor na sua rotina, mas dividindo uma tarefa em partes fica mais fácil cumpri-la.

A limpeza de “áreas molhadas” – banheiros, cozinha, área de serviço e varanda – costumam levar mais tempo do que as de “áreas secas”- quartos, salas, corredor.
Assim, você pode limpar um cômodo “molhado” e outro “seco” no mesmo dia ou fazer só os “molhados” juntos – vai depender do seu tempo disponível.

Tirar o pó de móveis e objetos, varrer o chão, limpar as janelas, pias, vaso sanitário e o box são tarefas que precisam ser feitas semanalmente.

Mas tirar o pó do ventilador de teto e limpar dentro da geladeira podem ser feitas quinzenalmente.

Tente planejar o melhor momento de realizar cada tarefa, sempre tendo como objetivo economizar o seu tempo: você pode deixar para lavar o box quando for tomar banho, por exemplo.