Como Limpar Chaminés

Escrito por

A limpeza das chaminés é de importância fundamental para a segurança da casa. Ela pode ser feita por um profissional especializado ou por você.

Além disso, nunca uma lareira, uma churrasqueira ou forno atingirá sua performance máxima se a fumaça produzida pela queima não estiver sendo escoada corretamente.

Saiba a seguir como realizar a limpeza da sua chaminé.

Planejando a Limpeza da Chaminé

limpar chaminéAssim como as lareiras, chaminés devem passar por uma limpeza completa duas vezes ao ano – antes e depois da temporada de maior uso da lareira, churrasqueira ou forno.

Na dúvida, realize a manutenção na primavera e no outono.

Para ter certeza de que é a hora certa de proceder com a higienização, reviste o interior da chaminé com a ajuda de uma lanterna. Você pode encontrar ninhos de pássaros, abrigos de esquilos e casas de insetos, por exemplo. Se for o caso, retire-os de lá.

Raspe o creosoto, tipo de fuligem, alojado nas laterais da chaminé. Se apresentar mais de 0,3cm de espessura, a limpeza é urgente. O creosote é formado pela queima da madeira e pode gerar incêndios.

Você também vai precisar medir a tubulação da chaminé, já que precisará providenciar ferramentas de limpeza do tamanho correspondente. Você poderá fazer isso a partir do fundo da lareira e, em seguida, subindo no telhado e medindo a partir da boca da chaminé.

Não se esqueça de estabelecer o formato interno da tubulação.

Equipamentos e Preparação para Limpeza da Chaminé

Você poderá encontrar equipamentos de limpeza de chaminés em lojas especializadas em limpeza ou material de construção. Você vai precisar de:

  • Escova de chaminé de plástico ou arame, com canos de extensão que ajudarão a limpar toda a extensão da tubulação
  • Escova menor com cerdas duras
  • Lona plástica encerada
  • Escada alta
  • Espanador
  • Vassoura
  • Luvas de borracha, óculos protetor e máscara contra pó

acessórios limpeza chaminéQuando decidir limpar a chaminé, use roupas velhas e as luvas de borracha, os óculos e a máscara. Se preferir, coloque um boné para proteger também o cabelo da fuligem, e use tênis.

Retire os tapetes e cubra qualquer móvel que se encontre próximo à lareira, churrasqueira ou forno.

Você também pode usar a lona plástica para vedar a saída da lareira, da churrasqueira ou do forno, de modo que nenhuma poeira escape para o ambiente.

Limpando a Chaminé

O primeiro passo será localizar, na tubulação da chaminé, o abafador: limpe sua válvula com uma escovinha. Em seguida, retire o abafador e reserve-o sobre um pano. Isso facilitará a limpeza da tubulação.

Introduza a escova de chaminé na base da lareira ou churrasqueira até o final. Esfregue.

Se você se sentir totalmente seguro e o seu telhado estiver em ótimas condições, também pode subir sobre ele munido do material necessário e limpar a chaminé de cima para baixo. No entanto só faça isso se munido de todos os equipamentos de segurança necessários.

Monte a escova com toda a extensão necessária para chegar o mais baixo possível. Faça o movimento de vai e vem e esfregue bem a tubulação.

Se você preferir o método do telhado, limpe o fundo da chaminé (por meio da lareira, churrasqueira ou forno) por último.

O importante é que os movimentos não sejam muito intensos, para que não lance a fuligem muito longe. Mesmo assim, aguarde uma hora após o fim do trabalho para remover a poeira do ambiente ou retirar a lona da boca da lareira, churrasqueira e forno.

Retire o pó restante com aspirador e em seguida passe um pano úmido pelo chão e superfícies.