Como Fazer Faxina para Receber Visitas

Escrito por

Você adora receber amigos e familiares para celebrar datas festivas – e prefere fazer isso com estilo, numa casa bem limpa e organizada. Aqui você encontra dicas para preparar sua casa com uma faxina completa.

Não adianta decorar a casa com enfeites, velas e uma mesa de jantar especial se, em primeiro lugar, os cômodos estiverem empoeirados. Quando o evento é especial, nada deve ser feito superficialmente: a limpeza deve estar em dia. Convidados reparam em detalhes.

Isso se aplica até mesmo aos espaços não sociais, como quartos e escritórios. Se você receber um número maior de convidados ou se houver crianças entre eles, é possível que acabem ocupando-os.

Aprenda a se programar e realize uma faxina que deixará a sua casa prontinha para festas e jantares.

Estabeleça uma Rotina de Limpeza

produtos de limpezaA melhor ideia que se pode ter é estabelecer, no dia a dia, uma rotina de limpeza da casa. Dessa forma você não acumulará bagunça e terá muito menos trabalho no dia certo da faxina (que pode ser no dia do evento ou no anterior).

Se a sua vida for muito corrida e a organização diária é impossível, tente estabelecer uma rotina pelo menos quatro dias antes da data – isso ajudará a aliviar a dimensão do trabalho que você terá na hora do vamos ver.

De qualquer modo, organize a limpeza sempre por cômodos: com foco, o trabalho fica muito melhor. Quando terminar um espaço, feche a porta de mesmo para que a poeira que está sendo retirada de outros não corra para lá.

Comece pelos quartos. Em seguida, vá para a varanda, depois para a sala e, por último, para banheiro e cozinha.

Faxina Geral: Atenção aos Cantinhos

Uma boa limpeza inclui cantinhos que frequentemente são esquecidos, como atrás de quadros e suas molduras e na extensão das persianas. Espelhos de tomadas e interruptores, puxadores de gavetas e armários, rodapés e pás de ventiladores de teto também merecem atenção.

Prateleiras e estantes devem ser esvaziadas, limpas com pano úmido e os livros, espanados. Em seguida, devolva-os ao lugar certo. Passe uma vassoura no teto, para retirar possíveis teias de aranha ou fios de poeira.

Esses detalhes devem ser os primeiros a receber atenção, já que a poeira pode sujar o chão e outras superfícies. Eles podem, inclusive, ser realizados nos dias que antecederem o evento.

Limpe as Roupas da Casa

limpeza sofaFique atendo aos tecidos da casa: com uma semana de antecedência, veja se cortinas e tapetes devem ser mandados para lavanderias especializadas.

Capas de almofadas também precisam estar em dia. Toalhas de mesa, passadeiras e jogos americanos que serão utilizados também merecem uma supervisão – e limpeza imediata, se necessário.

No dia anterior às suas visitas, passe um aspirador de pó pelo sofá e poltronas – inclusive por baixo das almofadas. O objetivo é que eles estejam completamente desempoeirados. Cubra-os com uma manta e retire-as apenas na hora da chegada dos convidados.

Faxina: Tarefas Mais Pesadas

A parte mais puxada da faxina é a limpeza de espelhos e vidros, como janelas e tampos de mesas, aspirar carpetes, varrer e passar pano no chão e nas superfícies.

Na verdade, estas devem ser as últimas coisas a fazer. Afinal, toda a poeira que você retirou dos demais lugares da casa acabam caindo nas superfícies horizontais e no piso.

Antes disso, capriche na limpeza de pias, vasos sanitários, chão do box, bancada da cozinha, pias e outros.

Inclua a Família na Faxina da Casa

familia criança lavar louçaSe você mora com um companheiro, marido ou crianças maiores, convoque-os para a faxina. Assim ela sairá ainda melhor.

A melhor ideia é distribuir a responsabilidade da limpeza de cada cômodo por membro da família. Cozinha e banheiros devem ficar por conta de adultos, já que muitas vezes exigem o manuseio de produtos de limpeza pesada.

Lembre-se, no entanto, que você sempre pode fazer produtos de limpeza menos abrasivos em casa.

Aliás, providencie o material de limpeza adequado para cada lugar. Nada de utilizar cera líquida para pisos laminados, por exemplo.

Crianças podem ajudar a colocar as roupas na máquina de lavar, tirar o lixo, descartar revistas e jornais velhos, passar o espanador e panos úmidos em superfícies e arrumar objetos em seus lugares.

Com supervisão, podem ajudar a lavar, secar e guardar a louça.