Gambás e cuícas são animais marsupiais que frequentemente aparecem nos jardins e até mesmo dentro de casa. Embora geralmente pacíficos, podem sujar as áreas e até mesmo se tornar agressivos se acometidos por doenças. Veja como afastá-los.

Características de Gambás e Cuícas, Dois Marsupiais Brasileiros

Gambás e cuícas se parecem muito e podem ser confundidos. No entanto possuem particularidades físicas – e a cuíca pode ser mais arisca.

Ambos são autênticos marsupiais brasileiros. Ou seja, nascem antes do tempo e se alojam próximos às mamas da mãe. Ou num tipo de bolsa no abdôme materno, como ocorre em cangurus.

gambás e cuícas
Cuíca. Foto: Iverlizia Bungenstab

Portanto não são sequer da mesma família de roedores. Não são ratazanas! A cauda dos marsupiais é usada para se pendurar em galhos e muitas vezes bem mais curta do que a dos ratos. Além disso os primeiros possuem dedos espaçados enquanto os de roedores são juntinhos.

Você pode observar, ainda, que a dentição de gambás e cuícas se assemelha a de um cachorro. Quando estão assustados mostram seus dentinhos afiados. Mas só atacam se forem atacados.

São animais invasivos – já que nós mesmos invadimos o habitat deles. No entanto, com algumas técnicas simples é possível mantê-los à distância.

E é sempre bom lembrar que são animais protegidos por lei. Mesmo que não fossem é moral e ambientalmente errado matá-los.

Torne o Terreno Menos Atraente para Gambás e Cuícas

A forma mais rápida de inibir a circulação de gambás e cuícas é tornando a área menos convidativa:

  • Mantenha a grama sempre bem aparada: assim eles evitam circular por ali, já que não estarão protegidos pelo “anonimato”. Pode árvores e arbustos.
  • Outra maneira muito eficiente de não atraí-los é não deixar alimentos expostos. Se você tem animais de estimação, coloque os comedouros dentro de casa.
  • Se eles realmente precisam ser alimentados do lado de fora, remova os restos de refeição assim que terminarem. Isso vale para os restos de churrasco ou refeições realizadas ao ar livre.
  • Se você tem um pomar, colha as frutas assim que amadurecerem.
  • Latas de lixo devem ficar sempre numa acomodação própria instalada do lado de fora da propriedade, e bem tampadas. Se necessário, amarre a tampa com cordas ou coloque pesos sobre ela.
  • Evite alimentar pássaros: os gambás poderão querer fazer parte da festa. E, naturalmente, não alimente os próprios gambás e cuícas, já que eles sempre voltarão para comer mais.
  • Evite deixar pilhas de madeira, lonas ou recipientes vazios como barris na área externa: eles podem servir de toca ou mesmo ninho para os animais.

Protegendo a Casa de Gambás e Cuícas

  • gambás e cuícas
    Foto: Blog Pesca Gerais

    Proteja decks baixos, já que frequentemente esses marsupiais os usam como abrigo. Coloque grades ou telas de proteção nos vãos laterais.

  • Se perceber que mesmo assim eles conseguiram entrar, providencie um espaço de fuga para eles.
  • O mesmo vale para vãos do telhado, para chaminés e entradas de ar. Malhas de metal podem ser uma boa solução para bloquear o acesso dos animais, inclusive de morcegos.
  • Não coloque plantas trepadeiras junto às paredes externas da casa e de muros.
  • À noite tranque portinhas de entrada de animais – aquelas feitas na própria porta de entrada e dos fundos.

Como Espantar Gambás e Cuícas

Se de toda forma nada disso for suficiente para manter gambás e cuícas distantes, você poderá apelar para medidas mais dramáticas, capazes de assustar os animais:

  • Instale aspersores de água e lâmpadas ativados por movimento em locais estratégicos do seu terreno. Ou seja, pontos aonde eles já foram vistos circulando ou potencialmente circulam;
  • Se você tem cães ou gatos, deixe-os circular livremente pela área. O odor de predadores em potencial afasta os gambás;
  • Outra opção é espalhar pelos do seu bicho de estimação pela propriedade. Retire-os de escovas;
  • Espalhe naftalina pelo lugar. Ou coloque um pouco de amônia numa lata com um trapo com a ponta para fora dela e tampe-a. Instale nos locais preferidos dos gambás e cuícas.

Arme uma Armadilha de Captura para Cuícas ou Gambás

Consulte a lei do seu município e descubra se é legal fazer uma armadilha de aprisionamento de animais. Caso permitido, veja como dever ser feita a soltura dos mesmos.

O ideal é fazer isso ao anoitecer, já que são animais de hábitos noturnos:

  • Você pode colocar uma gaiola num local frequentado pelo gambá, ou perto de sua toca ou esconderijo. Arme-a conforme as instruções do produto.
  • Coloque uma fruta, castanhas, sardinha ou semente dentro da armadilha. Quando entrar para comer, o gambá vai acionar um gatilho que o trancará lá dentro.
  • Monitore a gaiola. Quando ela capturar o animal, tire-a do local e cubra-a com uma lona. Utilize luvas na hora de fazer isso, para evitar que o bicho o arranhe com as unhas.
  • Na hora de libertá-lo, a maneira mais segura é à distância: amarre uma corda na portinha e puxe-a. Certifique-se de que seja um local de mata mais densa, longe de estradas e de outras casas.