Como Espantar Gambás e Cuícas da Casa

Escrito por

Gambás e cuícas são animais marsupiais que frequentemente aparecem nos jardins e até mesmo dentro de casa. Embora geralmente pacíficos, podem sujar as áreas e até mesmo se tornar agressivos se acometidos por doenças. Veja como afastá-los.

Gambás e cuícas se parecem muito e podem ser confundidos. No entanto possuem particularidades físicas – e a cuíca pode ser mais arisca.

São animais invasivos. No entanto, com algumas técnicas simples é possível mantê-los à distância.

É sempre bom lembrar que são animais protegidos por lei.

Torne o Terreno Menos Atraente para Gambás e Cuícas

A forma mais rápida de inibir a circulação de gambás e cuícas é tornando a área menos convidativa.

Mantenha a grama sempre bem aparada: assim eles evitam circular por ali, já que não estarão protegidos pelo “anonimato”. Pode árvores e arbustos.
Outra maneira muito eficiente de não atraí-los é não deixar alimentos expostos. Se você tem animais de estimação, coloque os comedouros dentro de casa.

Se eles realmente precisam ser alimentados do lado de fora, remova os restos de refeição assim que terminarem. Isso vale para os restos de churrasco ou refeições realizadas ao ar livre.
Se você tem um pomar, colha as frutas assim que amadurecerem.

Latas de lixo devem ficar sempre numa acomodação própria instalada do lado de fora da propriedade, e bem tampadas. Se necessário, amarre a tampa com cordas ou coloque pesos sobre ela.

Evite alimentar pássaros: os gambás poderão querer fazer parte da festa. E, naturalmente, não alimente os próprios gambás e cuícas, já que eles sempre voltarão para comer mais.

Evite deixar pilhas de madeira, lonas ou recipientes vazios como barris na área externa: eles podem servir de toca ou mesmo ninho para os animais.

Protegendo a Casa de Gambás e Cuícas

cuica

Cuíca

Proteja decks baixos, já que frequentemente eles os usam como abrigo. Coloque grades ou telas de proteção nos vãos laterais. Se perceber que mesmo assim eles conseguiram entrar, providencie um espaço de fuga para eles.

O mesmo vale para vãos do telhado, para chaminés e entradas de ar. Malhas de metal podem ser uma boa solução para bloquear o acesso dos animais.
Não coloque plantas trepadeiras junto às paredes externas da casa e de muros.

À noite, tranque portinhas de entrada de animais – aquelas feitas na própria porta de entrada e dos fundos.

Como Espantar Gambás e Cuícas

Se de toda forma nada disso for suficiente para manter gambás e cuícas distantes, você poderá apelar para medidas mais dramáticas, capazes de assustar os animais.

Regadores e lâmpadas ativados por movimento em locais estratégicos do seu terreno – ou seja, pontos aonde eles já foram vistos circulando ou potencialmente circulam.

Se você tem cães ou gatos, deixe-os circular livremente pela área. O odor de predadores em potencial afasta os gambás. Outra opção é espalhar pelos do seu bicho de estimação pela propriedade. Retire-os de escovas.

Espalhe naftalina pelo lugar. Ou coloque um pouco de amônia numa lata com um trapo com a ponta para fora dela e tampe-a. Instale nos locais preferidos dos gambás e cuícas.

Arme uma Armadilha de Captura para Cuícas ou Gambás

Gambá

Gambá

Consulte a lei do seu município e descubra se é legal fazer uma armadilha de aprisionamento de animais. Caso permitido, veja como dever ser feita a soltura dos mesmos.

Você pode colocar uma gaiola num local frequentado pelo gambá, ou perto de sua toca ou esconderijo. Arme-a conforme as instruções do produto.
O ideal é fazer isso ao anoitecer, já que são animais de hábitos noturnos.

Coloque uma fruta, castanhas, sardinha ou semente dentro da armadilha. Quando entrar para comer, o gambá vai acionar um gatilho que o trancará lá dentro.

Monitore a gaiola. Quando ela capturar o animal, tire-a do local e cubra-a com uma lona. Utilize luvas na hora de fazer isso, para evitar que o bicho o arranhe com as unhas.

Na hora de libertá-lo, a maneira mais segura é à distância: amarre uma corda na portinha e puxe-a.