Como escolher um computador…

Escrito por

 

 

Se antes precisávamos prestar atenção em basicamente três coisas (processador, memória RAM e HD), hoje são basicamente coisas que a gente não olha.
Isso porque, ainda que muito importantes, hoje em dia é muito fácil realizar um “upgrade” destas peças.

A memória RAM está a preços muito acessíveis e o armazenamento, antes confinado ao HD pode ser feito inclusive em pen-drives.

Processador

Sobre processadores:

- Prefira sempre que possível os de melhor desempenho. Fuja dos de baixo custo como celerom e semprom, linhas que são na verdade um downgrade dos melhores processadores em uma prática comercial conhecida como discriminação de mercado, procurando atender uma fatia de baixa renda, com processadores piores e mais baratos. Intel core 2 duo e AMD 64 são boas pedidas.

- No processador, procure saber quanto ele tem de memória cache L2.
Parece grego, mas esta memória interna do processador é uma das coisas que mais acelera o tempo de processamento dos dados.
Um bom processador tem no mínimo um Mb de L2. Mais é sempre melhor. Mas fique de olho no custo/benefício.

Memoria RAM

Sobre memória RAM:

- O windows XP usa no mínimo 512 megas. O vista solicita 1 Gb para rodar “redondo”.
Colocando dois gigas você fica com uma configuração bem azeitada para durar ainda alguns anos.

Menos que isso é uma economia ruim. Mais do que isso só se for usar para programas pesados como edição de video e imagens profissionais, ou jogos de altíssima definição.

Esteja atento pois certas placas de video “roubam” ou compartilham memória com a placa-mãe, portanto se for comprar uma destas adquira também mais memória.
Por fim, prefira configurações que permita leitura simultâneas nos barramentos de memória (dual channel, na intel) o que diminui o tempo necessário para as operações.

HD

Sobre HD:

- Hoje em dia, um usuário comum não utiliza mais do que 80 Gb de HD. Mas o que é um usuário comum varia cada vez mais.

Eu por exemplo, uso 40 Gb só para guardar minhas músicas. Há quem use muito espaço para guardar filmes.

Sinceramente, um HD de 160 gigas deve ser mais do que suficiente para um computador familiar. Acima disso, só se o preço for bom.