Cada vez mais procuradas, são diversas as opções de coifas disponíveis no mercado atualmente. Elas estão presentes tanto em churrasqueiras como em cozinhas gourmet. A seguir damos dicas para você escolher o melhor modelo para você.[clear]
Sofisticadas, apesar de serem cobiçadas para compor a decoração das cozinhas modernas, coifas são muito mais do que objetos de design.
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens da Coifa[/h2]
Ao renovar o ar do ambiente eliminando odores e fumaça, a coifa colabora com a conservação de móveis e eletrodomésticos. Isso porque previne a acumulação de gordura nas superfícies.
O ideal é se pensar no modelo de coifa logo no início da obra. Assim o fabricante pode orientar o cliente sobre a preparação do ambiente. Nessa etapa prevê-se a posição e medidas da saída da coifa, os dutos que serão embutidos no forro de gesso e os pontos de força.
Prever a instalação da coifa desde o projeto no momento da reforma ou construção também é vantajoso pois pode-se deixar um espaço preparado para a tubulação mesmo que o aparelho seja adquirido posteriormente.
Isso evita a necessidade de romper paredes ou teto no futuro.
De qualquer forma, é importante atentar para alguns fatores na hora de escolher a sua coifa. Veja abaixo algumas dicas.
[h2 type=”2″ width=””]Diferença Entre Coifa x Depurador[/h2]
Tradicionalmente as coifas atuam como exaustores, ou seja, tratando o ar e enviando-o para fora do ambiente.
Isso implica a necessidade de se instalar um duto metálico que geralmente fica escondido sob o forro. Ele será responsável por direcionar a fumaça e os resíduos para o exterior.
Por conta disso, as coifas não costumam ser recomendadas para cozinhas muito pequenas ou apartamentos, onde a instalação do duto pode se tornar inviável.
Nesses casos recomenda-se a utilização de um depurador, um aparelho mais compacto (e barato!). Ele retém a gordura e odores através de um filtro e devolve o ar para o ambiente.
Se mesmo sem dispor de espaço suficiente você quiser uma coifa para dar mais estilo à sua cozinha, não se preocupe. Existem diversos modelos que possuem a função depuradora e que não demandam a instalação de dutos.
Para instalá-la como depurador, basta que exista espaço suficiente (de acordo com as medidas de distâncias mínimas e máximas de cada produto. Também estrutura apropriada para fixação e um ponto de energia compatível.
O depurador funciona com menos eficiência que a coifa. Mas os preços entre os dois aparelhos poderá variar de acordo com marca e modelo.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Coifa: de Parede ou Teto[/h2]
Existem dois tipos de coifas, as de parede e as de teto.
As primeiras são recomendadas para quem possui o fogão próximo a uma parede.
Nesse caso, a parede onde o equipamento será instalado deve ser suficientemente resistente para poder suportar o peso da peça. Se necessário, consulte um especialista antes da instalação.
Caso ela atue como exaustor, aconselha-se que os dutos sejam instalados preferencialmente na mesma parede da coifa.
Outro cuidado é que ela deve estar a pelo menos 50mm de distância de paredes laterais ou armários.
As coifas de teto (ou ilha), por sua vez, são utilizadas em cozinhas que possuem o fogão ou cooktop em ilhas de cocção. Nesse caso, por conta do peso, elas devem ser instaladas diretamente no teto e jamais no forro de gesso ou madeira.
[h2 type=”2″ width=””]Potência de Sucção[/h2]
O tamanho do ambiente e a intensidade e tipo de uso (principalmente no que diz respeito às frituras) são fatores cruciais no momento de determinar a potência de sucção de uma coifa.
Com relação ao tamanho do ambiente, recomenda-se multiplicar o volume do local (comprimento x largura x altura) por dez. Assim tem-se uma ideia do poder de sucção mínimo que a coifa deve ter para tratar todo o ar.
Para uma cozinha de 6m de comprimento por 4m de largura com uma altura de 2,4m a sucção necessária será calculada da seguinte forma: (6 x 4 x 2,4) x 10 = 576.
Assim, qualquer coifa com uma potência de sucção igual ou superior a 576 metros cúbicos por hora garantirá que o tratamento de todo o ar desta cozinha seja feito no mínimo 10 vezes por hora.
Se o uso do fogão é intenso e incluir o preparo constante de frituras ou se houver outros equipamentos de cocção, como uma churrasqueira, no ambiente, deve-se considerar a utilização de uma coifa com maior potência.
Outro fator a se pensar é que se a cozinha possuir muitas portas e janelas. Se for do tipo americana, será necessário um maior poder de sucção para a limpeza de todo o ambiente.
Mas atenção, pois a vazão influi no dimensionamento dos dutos. E, naturalmente, quanto maior a vazão da coifa, maior o duto, seja ele retangular ou circular.
[h2 type=”2″ width=””]Dimensões[/h2]
- Para fogões de quatro bocas, recomenda-se optar pelas menores, de 60 ou 70cm.
- Já para fogões de cinco ou seis bocas, pode-se utilizar coifas de 80, 90 ou 120cm.
- Segundo a Falmec do Brasil, a distância mínima recomendada entre a coifa e o fogão é de 65cm para os modelos elétricos e 75cm para fogões à gás.
- Por outro lado, segundo os fabricantes essa distância não deve ultrapassar os 80 a 85cm.