Ligas de cobre, presentes no bronze e no latão, sempre foram muito utilizadas na confecção de utensílios domésticos e objetos decorativos. Mas apesar de se tratarem de materiais bastante resistentes, eles podem se deteriorar com o tempo. Isso por conta de corrosão, mau manuseamento e a armazenagem inadequada. Veja a seguir como preservar itens de bronze e latão.[clear]
[h2 type=”2″] Pátina do Bronze: Um Envelhecimento Natural[/h2]
Muitas vezes a presença de manchas no bronze ou latão pode dar um visual interessante à peça.
No caso do bronze, é comum o aparecimento da pátina, um tipo de corrosão que pode ser aplicado artificialmente ou resultar da ação natural do tempo.
Ela geramente tem um aspecto esverdeado e dá uma cor e textura agradáveis aos objetos de bronze.
Se você gosta da aparência da pátina faça uma limpeza periódica apenas com um pano seco para retirar o pó acumulado da peça.
[h2 type=”2″]Corrosão em Objetos de Bronze ou Latão Valiosos[/h2]
No caso de objetos históricos ou de coleção, a pátina ou outros acabamentos podem dar valor histórico e econômico às peças.
Por isso é importante saber diferenciar a pátina das corrosões nocivas.
Lembre-se que a pátina é uma camada contínua que não descama com facilidade. Pequenas áreas cobertas com um pó verde esbranquiçado podem indicar uma corrosão perigosa.
Ambientes muito poluídos ou e com presença de água do mar evaporada podem acelerar o aparecimento de corrosões.
O contato com as mãos também pode ser prejudicial para esses objetos, por isso prefira usar luvas de algodão ao transportá-los e limpá-los.
Em caso de dúvidas, consulte um profissional antes de proceder com o polimento e limpeza da peça.
[h2 type=”2″]Como Saber se é Bronze ou Latão[/h2]
Antes de iniciar qualquer tipo de limpeza, também é necessário verificar se sua peça é feita realmente em bronze ou latão.
Existem muitos itens chapeados ou banhados que podem se danificar facilmente.
A certificação é simples: basta aproximar um ímã do item. Se ele for atraído, a peça não é de bronze nem de latão, pois esses metais não são magnéticos.[clear]
[h2 type=”2″]Produtos Especiais para Limpeza de Bronze e de Latão[/h2]
Existem no mercado diversos produtos destinados à limpeza do bronze e do latão.
Ao utilizá-los, siga sempre as instruções do fabricante e faça um teste em uma pequena superfície antes da aplicação.
Lembre-se de não usar abrasivos químicos e utilizar escovas ou panos macios para o polimento.
[h2 type=”2″]Dicas e Receitas Caseiras para Limpeza Básica de Bronze e Latão[/h2]
Molhe um pano macio em água quente com sabão ou detergente neutro e limpe a peça para remover manchas e sujeiras. Se a peça tiver relevos ou gravuras difíceis de limpar com o pano, pode-se usar uma escova macia para eliminar as sujeiras dos lugares mais complicados.
Finalmente, faça o polimento passando um pano seco pela superfície da peça para deixá-la mais brilhante. Se quiser, pode-se aplicar um polidor para dar um aspecto mais brilhante à peça.
Outra possibilidade é acrescentar limão a sua mistura de água e detergente. Para isso, em um balde acrescente cinco partes de água, três de detergente e uma de suco de limão.
Limpe a peça com um pano molhado nessa mistura e depois utilize outro pano limpo umedecido em água morna para retirar os resíduos da solução.
[h2 type=”2″ width=””]Receita Caseira para Limpeza Profunda do Bronze[/h2]
Alguns objetos de bronze podem exigir uma limpeza mais profunda para a retirada de manchas ou da pátina.
Os procedimentos a seguir devem ser realizados com precaução para tratar peças muito danificadas. A limpeza excesiva pode danificar algumas superfícies ou detalhes das peças.
Antes de fazer qualquer tipo de limpeza, sempre teste uma pequena superfície da peça para assegurar-se de que ela resistirá ao processo.
Para realizar a limpeza e polimento das peças mais desgastadas pelo tempo: com um pano macio retire o pó da peça de bronze. Se necessário use uma escova para eliminar as sujeiras dos lugares mais complicados (fendas, relevos, etc).
Isso é fundamental para evitar possíveis arranhões.
Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e suco de limão. Vá acrescentando o limão aos poucos até obter a consistência de uma pasta. Esfregue a pasta em círculos sobre o objeto cobrindo-o por completo.
Deixe a pasta agir por 20 ou 30 minutos. Remova cuidadosamente a pasta com um pano molhado em água morna.
É importante remover todos os resíduos, pois eles contém substâncias que podem acelerar um novo processo de oxidação.
Seque a peça por completo e, com um pano macio, faça o polimento normalmente.
[h2 type=”2″] Receita Caseira para Limpeza Profunda do Latão[/h2]
Para limpar peças de latão muito oxidadas, utilize uma solução com meio ou um litro de água morna, uma colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de vinagre.
Depois de aplicar a solução, não se esqueça de passar um pano macio na peça para retirar todos os resíduos da mistura. Para finalizar, lustre a peça com um pano seco ou com a aplicação de um produto específico para latão.
Outra possibilidade é utilizar uma mistura de farinha, sal e vinagre para realizar a limpeza. Essa receita também pode ser aplicada a peças de bronze muito danificadas.
Em um recipiente mistures três partes iguais de sal e a mesma quantidade de farinha de trigo. Aos poucos acrescente o vinagre branco até formar uma pasta.
Depois de retirar cuidadosamente o pó da peça com a ajuda de um pano ou de uma escova macia, aplique a pasta. Esfregue fazendo movimentos circulares. Deixe a pasta agir por 20 ou 30 minutos.
Use um pano molhado em água morna para retirar a mistura. Preste especial atenção para não deixar nenhum resíduo sobre o bronze ou latão. Com um pano seco dê o polimento para que a peça volte a brilhar.
[h2 type=”2″] Como Manter o Polimento do Bronze e do Latão[/h2]
Mas se você gosta das suas peças polidas e brilhantes, manter o aspecto original do bronze e do latão requer uma série de cuidados especiais.
Algumas pessoas optam por usar um verniz próprio para proteger seu objeto. Tem a vantagem de não exigir posterior manutenção. O brilho se mantém. Bastando só tirar a poeira ou passar um pano limpo levemente umedecido e depois secar.
Especialistas e colecionadores não recomendam a aplicação de verniz sobre objetos de latão. Apesar de facilitar a limpeza, isso pode reduzir o valor da sua peça.