Qual Tipo de Vinho Combina com Qual Comida?

Escrito por

Vinho e comida milenarmente são bons companheiros – mas nem todas as combinações dão certo. Aqui mostramos os tipos de vinho mais adequados aos tipos de comidas.

Para saber quais as variações de vinhos tintos e brancos, tais como secos, leves ou doces, por exemplo, procure a informação no rótulo do produto.

Não esqueça que essas diferenças fazem toda a diferença na hora de servir um prato. O vinho certo tem o poder de “abrir” o sabor da comida, tornando a refeição muito mais prazerosa.

Distinguindo Vinhos Secos, Suaves e Demi-Sec

  • Vinho seco, ou but: preparado com até 5g de açúcar por litro da bebida
  • Vinho suave: preparado com mais de 20g de açúcar por litro da bebida
  • Vinho demi-sec: preparado com 5 a 20g de açúcar por litro da bebida

Vinho Tinto: Quais Pratos Combinam com Ele

Carnes vermelhas, fritas o geladas, são ideais para serem consumidas com vinho tinto seco leve. Já os tintos mais encorpados vão bem com carne assada e queijos fortes.

Vinho tinto leve devem acompanhar massas tipo alho e óleo, enquanto o seco ficam perfeitos com massas com molho de tomate.

Comidas que Vão Bem com Vinho Branco

O vinho branco seco é o par certo para massas com molho branco, além de saladas e antepastos. Por outro lado, o branco seco leve é indicado para o consumo de peixes.

Um vinho branco seco encorpado fica excelente com ostras e outros mariscos, enquanto um doce acerta em cheio com um prato de bacalhau.

Quando Servir Vinho Rosé e do Porto

Outra opção para refeições leves como saladas e aperitivos é o vinho rosé. Peixes e frutos do mar vão muito bem com ele também – além de carnes magras e grelhadas.

O vinho do porto, de paladar bastante marcante, é idealmente servido com frutas secas, bolos e sobremesas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Kristal Kraft ~ DenverDwellings