Não é mais preciso dispor de um quintal – ou mesmo uma varanda – para fazer churrasco. Atualmente já existem churrasqueiras totalmente projetadas para apartamentos. Há três tipos diferentes no mercado: elétrica, à gás ou para carvão. Veja agora qual é o melhor para você.
O compromisso dos fabricantes é sério: eles garantem um churrasco com o mínimo de fumaça, que não incomodará os vizinhos nem “defumará” os cômodos. Além disso, muitos modelos dispensam adaptações como dutos, coifas ou exaustores.
[h2 type=”2″ width=””]Churrasqueira Elétrica[/h2]
É a mais indicada para lugares pequenos e fechados, pois dispõem de modelos mais compactos e produz pouca fumaça – apenas os vapores da própria carne.
Alguns modelos, como o Fischer-Ranch Grill Inox 2777W, são de grande porte: possuem espetos e modo rotativo, que assa a carne por inteiro; outros, como o EBQ 2007, alcança temperaturas maiores até do que as de carvão.
No entanto o grande sucesso fica por conta das churrasqueiras menores, que podem ficar em cima da mesa, ser levadas de um lugar para o outro, são fáceis de montar e estão entre as mais baratas do mercado.
O churrasco, no entanto, não pode ser de grande porte, porque churrasqueiras elétricas não alcançam temperaturas muito altas.
Espetinhos e pedaços menores de carne, porém, estão garantidos.
A churrasqueira elétrica também é a mais limpa de todas: não acumula gordura em suas partes internas.
No entanto se os churrascos são frequentes, a conta de luz pode vir alta demais.
[h2 type=”2″ width=””]Churrasqueira à Gás[/h2]
De médio a grande porte, alguns modelos se assemelham a pequenos fogões ou assadeiras giratórias de frango e podem exigir um planejamento especial para ser instalado.
Podem ser alimentadas por botijões ou gás natural encanado; fazem um pouco mais de fumaça do que a churrasqueira elétrica; mas com ela divide o primeiro lugar em praticidade na hora da limpeza, além de não gerar fuligem.
Seu grande trunfo é a possibilidade de controlar a temperatura do churrasco.
O modelo CH4001IX, da Suggar, é um exemplo de sofisticação e design. Assim como muitos outros produtos à gás, ela permite fazer churrasco no bafo.
[h2 type=”2″ width=””]Churrasqueira à Carvão[/h2]
A mais tradicional de todas as churrasqueiras também tem sua versão para apartamento, que promete fumaça perto de zero e consumo reduzido de carvão.
Aqui o grande segredo é o aproveitamento inteligente do calor: sempre em direção ao alimento, e não ao ambiente. Isolamento térmico é a palavra-chave.
A Double Grill, por exemplo, possui dois compartimentos laterais para colocar o carvão, característica que ajuda a assar a carne por inteiro em menos tempo.
E se você dispõe de espaço e paixão suficientes por churrasco, existem modelos de alvenaria que já vem com duto, coifa e chapéu.
O importante, no entanto, é contratar um arquiteto com experiência para adaptar a churrasqueira à planta do apartamento e do edifício.