[space][space][space][space][space]Em caso de roubo ou furto, comunique o fato imediatamente à Operadora.
Ela bloqueará o aparelho, impedindo que ligações indevidas sejam feitas por estranhos.
[space]Recomenda-se, também, registrar o fato junto às autoridades competentes, além de observar os procedimentos de cada operadora.
Uma outra dica:
Não deixe o próprio número do aparelho programado como “Nota de Abertura”.
Isso torna mais fácil a descoberta do número, em caso de posse de pessoas estranhas.
O que é telefone clonado ?
Telefone celular clonado é um aparelho que foi reprogramado para transmitir o código do aparelho e o código do assinante habilitado.
Assim, o fraudador usa o aparelho clonado para fazer as ligações telefônicas e as mesmas são debitadas na conta do titular da linha.
Como acontece a clonagem ?
Geralmente a fraude de clonagem acontece quando o usuário encontra-se fora da área de mobilidade de origem, ou seja, em “roaming”, e operando em modo analógico.
Pessoas inescrupulosas obtém a combinação código do aparelho/código do assinante por meio de monitoração ilegal de telefone celular habilitado.
Supostamente, cada telefone celular possui um único código.
Contudo, após a clonagem, existirão dois telefones celulares com a mesma combinação código do aparelho/código do assinante.
Nesta condição, a central da prestadora de serviço celular não consegue distinguir o aparelho clonado de um devidamente habilitado.
Atualmente existem várias soluções sofisticadas para a detecção e prevenção de fraudes de clonagem e, as prestadoras têm procurado dispor destes recursos como parte de suas operações.
Indicios
Pode ser indícios de que existe um telefone celular clonado, quando o usuário perceber:
dificuldades para completar chamadas originadas;
quedas freqüentes de ligação;
dificuldades para acessar a sua caixa de mensagem;
chamadas recebidas de números desconhecidos, nacional e internacional;
e débitos de prestação de serviços muito acima da média.
Percebido indícios de que existe fraude de clonagem ou em casos de extravio ou furto do aparelho, o usuário deve entrar imediatamente em contato com a prestadora e solicitar o bloqueio da linha.
Se a ocorrência for denunciada por telefone, o usuário deve anotar o nome completo do atendente, a data, a hora, o número do boletim gerado e no caso de denúncia direta, obter cópia impressa da reclamação.