Casa Mais Segura para Crianças

Escrito por

Quem tem crianças em casa sabe o quão importante – e difícil – é mantê-las longe dos vários perigos que o lar pode oferecer. Elas são naturalmente curiosas e cheias de energia. Para que você consiga cuidar da segurança e da saúde dos pequenos sem precisar mudar a decoração, confira algumas dicas simples.

Segurança de Crianças em Casa: Proteções e Travas

Se esbarrar em móveis e acabar se machucando com portas e janelas já é algo bastante comum para os adultos – imagine para as crianças.

proteção quina mesaPara evitar que os pequenos sofram acidentes e fiquem machucados, invista em proteções para as quinas dos móveis.

Eles são feitos de plástico ou silicone no formato certo para encaixar. E já vem com adesivo próprio para serem fixados no local.

Também há alguns modelos mais criativos e estilizados. É perfeito caso você queira incrementar a decoração do ambiente de forma mais divertida.

Outro item que sempre acaba chamando a atenção das crianças e apresenta um grande perigo para elas é a tomada elétrica.

Geralmente, as tomadas se encontram ao alcance dos pequenos e possuem aquele formato que gera muita curiosidade. Isso faz com que as crianças muitas vezes tentem colocar o dedo ou introduzir objetos.

Para evitar acidentes graves, protetores de tomada são itens essenciais.

Redes e Grades de Proteção para Crianças

Esses são itens fundamentais para quem tem filhos pequenos e mora em um apartamento com varanda ou com escadas.

Usar uma rede ou grade de proteção evita que acidentes trágicos ocorram. Em varandas, opte por redes que não possibilitem que a criança se esgueire por vãos.

Já as grades de proteção e portões de segurança devem estar no topo e no final de escadas. O que evita que crianças acabem caindo ao brincar ou engatinhar próxima a elas.

É importante ter atenção com os mecanismos de trava utilizados nessas grades: eles devem ser “à prova de crianças”.

Outra boa pedida para quem tem piscina é providenciar uma capa de proteção para ela também. Isso evita afogamentos fatais.

Fitas e Tapetes Antiderrapantes

tapete antiderrapanteOutro item que acaba causando acidentes, quedas e machucados é o tapete: ele pode transformar a brincadeira num tropeço. O risco aumenta para as crianças mais agitadas.

O mais indicado é utilizar tapetes antiderrapantes, que garantem mais segurança, evitando que as crianças acabem caindo.

Outra vantagem é que, atualmente, existe uma variedade de modelos voltados para decorar ambientes infantis que podem incrementar até o visual do quarto dos seus filhos com toda a segurança.

Na falta de um modelo que lhe agrade, compre fitas antiderrapantes e aplique no verso do tapete. Elas o mantem mais aderentes ao chão.

Uma Decoração Segura para Casa com Crianças

Itens de segurança não são a única forma de zelar pela segurança do seu filho: detalhes da decoração e organização do lar podem ajudar.

Segurança na Cozinha e na Área

criança trava armarioA cozinha é um ambiente que precisa de cuidados redobrados, mesmo não possuindo tantos móveis.

Isso porque, muitas vezes, é em algum balcão ou gabinete na cozinha que ficam armazenados vidros, talheres e objetos pontiagudos e de corte, muito perigosos.

Travas para puxadores de armários e gavetas podem ser de grande valia. 

O ideal, além de tudo, é simplesmente educar a criança para não circular pela cozinha, já que lá também há o fogo do fogão e panelas ferventes.

Se parecer adequado, instale um pequeno portão de grades para separar a cozinha da sala, por exemplo.

Na área de serviço, uma mudança simples pode ajudar a evitar que seus filhos corram perigo ao entrar em contato com materiais de limpeza: transfira-os para prateleiras, armários ou balcões altos, que fiquem fora do alcance dos pequenos.

Segurança na Sala

Evite, por exemplo, ambientes com muitos móveis, especialmente nas áreas de maior circulação.

Crianças são agitadas, adoram brincar, correr e se movimentar. Por isso, prime por espaços que facilitem essa movimentação.

Se o bebê está começando a andar, troque a toalha de mesa por jogos americanos: na tentativa de ficar em pé ou se segurar para não cair, o pequeno pode puxá-la e os objetos podem cair sobre ele.

Banheiros Seguros

Banheiros também podem se beneficiar com travas para gavetas e armários, evitando que a criança tenha acesso a cosméticos e medicamentos.

Um perigo que nem sempre parece tão óbvio é o vaso sanitário, no qual as crianças (especialmente as mais novas) podem se machucar ou até mesmo se afogar.

Aqui, outro acessório pequeno mas muito útil pode evitar que isso ocorra: uma trava para a tampa da privada.

Autoria: Texto elaborado por Guilherme Not, da Tibério Construtora.