Eletrica do motor
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Teste do motor de partida
Instale o equipamento de análise no sistema elétrico do veiculo, conforme indicado na figura.
O amperímetro do equipamento de teste deve ser zerado (0).
Em seguida solicitar que seja dada a partida no veículo e meça a corrente.
Caso esteja fora da especificação, procurar por buchas ou rolamentos gastos, mau contato na fiação e na malha de terra.
Verificar também se a potência é a especificada para o veículo ou se as escovas estão desgastadas.
Em caso afirmativo, corrigir o problema e continuar os testes.
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Teste do alternador
Com o equipamento de análise instalado no sistema elétrico, elevar a rotação do motor para aproximadamente 3.000 rpm.
Ajustar o reostato de carvão até obter a máxima corrente, sem permitir que a tensão caia abaixo de 12,6 volts.
Comparar a corrente medida com o especificado na carcaça do alternador.
O valor medido não deve ser inferior a 90 % da capacidade do alternador.
Se o valor estiver fora desta faixa, alguns itens devem ser verificados:
Se a Correa que liga o motor ao gerador não está com folga.
Se as escovas não estão gastas.
Se os rolamentos ou buchas não estão gastos.
Se o diodo de retificação e de excitação estão em bom estado.
Se não existe mau contato entre os cabos e o gerador ou entre a bateria e os cabos.
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Fuga de corrente
Desligar o motor e todos os acessórios elétricos do veículo.
Conectar um amperímetro com escala para miliampères em série com o cabo negativo da bateria.
Ajustar a escala até obter o valor da corrente de fuga.
Valores acima de 100 mA podem descarregar a bateria dependendo da freqüência de utilização do veículo.
Para valores de corrente acima de 100 mA, verificar se existe algum defeito com rádio, CDs, lâmpadas do porta-malas, alarme, etc.