Duvidas sobre baterias

« anterior - proxima »

 

Como testar baterias automotivas

Baterias

Escrito pelo Prof.Cosme Pires

 

 

Principais funções de uma bateria automotiva

Para efetuar testes e verificações em baterias, é necessário conhecer a composição, fabricação, funcionamento e finalidade dos equipamentos elétricos de proteção, geração, controle e armazenamento de energia elétrica de seu veículo.

O ideal é ler atentamente o Manual que acompanha todos os veículos. Mas no caso de não ter esse Manual, veja a seguir as informações e como proceder.

 

alternador

As principais funções de uma bateria automotiva são:

 

- Fornecer a energia elétrica armazenada ao motor de partida e ao sistema de ignição do veículo.

- Alimentar todo o sistema elétrico quando o motor não estiver em funcionamento.

- Auxiliar o alternador na alimentação do sistema elétrico por tempo determinado, e estabilizar a tensão de todo o sistema elétrico se por algum motivo o alternador não conseguir fornecer a totalidade da corrente elétrica como por exemplo, quando o motor estiver em baixa rotação, estando o alternador girando lentamente e não gerando a corrente elétrica ideal para os circuitos do veículo.

Alternador acoplado ao motor e alimentando a bateria

 

Composição da bateria:

 

A caixa da bateria é composta por "vasos" ou ranhuras que tem a função de acomodar os blocos formados por placas e separadores.

Normalmente uma bateria é constituída por seis "vasos" ou elementos (placas e separadores), e cada um acumula em torno de 2,1 volts, e estando ligados em série, somam 12,6 volts de tensão estando à bateria em sua carga nominal (totalmente carregada).

O valor da tensão em 12,6 volts é a indicação mínima aconselhável para a instalação da bateria no veículo.

bateria

 

 

É considerado muito importante as condições e estado dos polos de conexão da bateria, já que são eles que interligam a bateria a todo o sistema elétrico do veículo.

Devem estar sempre limpos, sem oxidação e com os conectores dos cabos bem ajustados, sem folga, para proporcionar uma boa condutividade elétrica.

 

 

bateria (com placas e separadores internos)

 

Outro item importantíssimo é o "ELETRÓLITO" que é a solução de Ácido Sulfúrico e Água Destilada, muito conhecida como "Solução de baterias", e com densidade que varia conforme sua aplicação.

A variação de densidade em geral para aplicação em clima tropical (quente), deve estar entre 1.240 e 1.260 gramas por litro, e para aplicação em clima frio deve ser de 1.270 a 1.290 gramas por litro.

Essa variação com temperatura de referência em torno de 27º centigrados é para baterias totalmente carregadas.

 

continua...

 

 

 

 

 

 

 

 

« anterior - proxima »