Carnaval: Ideias de Roteiros Alternativos

Escrito por

 

É confete pra cá, é serpentina pra lá, fantasias por toda parte: nesta época do ano parece que, para onde quer que você olhe, o Carnaval está presente.

Se você curte cair na folia, é o paraíso. Mas e se a festa do Rei Momo não faz a sua cabeça?

Inspire-se nas nossas ideias para aproveitar os dias livres do jeito que você gosta.

Viagens: Fisicamente Longe do Carnaval

casa de campoEmbora até mesmo pequenas cidades brasileiras organizem carnavais de rua, eles nunca são tão duradouros ou barulhentos quanto as celebrações de cidades maiores.

Portanto considere passar os dias livres numa localidade mais remota.

Sítios e fazendas são excelentes lugares. Se você for proprietário de uma casa de campo, ou receber um convite para passar o Carnaval em um, faça as malas e parta.

O contato com a natureza pode ser revigorante.

Visitas a santuários ecológicos, como as Chapadas Diamantina, dos Veadeiros ou Monte Roraima podem ser excelentes “rotas de fuga”.

Spas também são boas opções – principalmente se você deseja aproveitar o tempo livre para dedicar-se a colocar a saúde e a beleza em dia.

Programas Culturais para Fugir da Folia

Que tal usar os dias livres para ficar em dia com a agenda cultural? Teatros, cinemas, shows…

Confira os dias e horários nos cadernos culturais dos jornais da sua cidade ou pela internet.

dvdsOrganize-se para sair bem mais cedo, pois o trânsito costuma complicar por causa do carnaval de rua, e sempre existe o risco das sessões estarem lotadas.

Se você não tem paciência para enfrentar as ruas, procure por aquele livro que você comprou e está esperando na estante… o CD da sua banda favorita que ainda não teve tempo de escutar com calma… aquele filme em DVD que sempre vale a pena rever… aproveite.

Marque Encontros com Outros Fugitivos do Carnaval

Procure saber quem também faz parte do time dos que não pulam Carnaval: esses poderão ser ótimos companheiros para o período.

Juntos vocês poderão organizar almoços, jantares, jogatinas e outras atividades cada dia na casa de um.

Se vocês forem do tipo que até apreciam Carnaval mas tem preguiça de frequentar blocos e bailes, poderão combinar de assistir aos desfiles de escolas de samba juntos, e até mesmo fazer apostas sobre qual delas vai levar o prêmio.

Dedique-se a um Hobby; Estude

violãoAproveite! Você tem todo o tempo do mundo para pintar, fotografar, escrever, cozinhar, praticar dança, instrumentos musicais, jardinagem… qualquer tipo de arte a qual você se dedique por paixão.

Se estiver envolvido com algum tipo de curso ou concurso, estude. A sequência de dias livres vai ajudar muito a reforçar o aprendizado e fixar a matéria.

Aproveite o Tempo com as Crianças

Feriados mais longos como o Carnaval são preciosidades quando se tem filhos – sobretudo se você trabalha fora e não tem todo o tempo do mundo com eles.

menino lendoMarque visitas a familiares que pertencem ao círculo afetivo da criança.

O roteiro cultural pode ser adaptado aos pequenos: escolha filmes, peças de teatro e shows infantis. Visite livrarias com espaço próprio só para crianças; adquira DVDs que prolonguem a experiência cultural mesmo quando voltarem para casa.

Praia, clube e pracinhas e parques são sempre garantia de diversão. Aproveite para focar na diversão deles – brinque com seus filhos!

Reorganize sua Casa

pintando paredeOlhe ao seu redor: sua casa está precisando de consertos? Essa é uma ótima oportunidade de correr os cômodos e fazer um inventário dos reparos que precisam ser realizados.

Vários deles dispensam especialistas: podem ser feitos por você mesmo. O Faz Fácil tem incontáveis artigos que te ajudam nessas missões!

Talvez a ideia seja dar uma cara nova pra casa: uma cor diferente na parede, uma disposição diferente dos móveis… vá até a nossa busca e acesse nossas matérias especiais, cheias de exemplos simples e criativos para renovar o seu lar.