Capas para Sofá: Modelos e Melhores Tecidos

Escrito por

Capas para sofás não apenas os protegem contra machas e desgastes como também são uma forma de mudar o visual desses móveis de forma rápida e fácil. Veja como escolher a melhor.

Sofás são móveis essenciais numa casa. Eles acolhem seus convidados e possuem um valor estético fundamental no estilo da sua decoração.
Por serem muito usados, eles podem se desgastar com relativa rapidez. A saída para isso é encomendar uma capa sob medida para ele, que pode ser retirada e lavada sempre que necessário.

Capas também são uma excelente maneira de manter o sofá sempre limpo, ajudando a constituir um ambiente saudável para indivíduos alérgicos.
Uma das vantagens dessa iniciativa é que você poderá escolher um tecido bem diferente do estofamento original. Isso renova o visual com a facilidade de quem troca de roupa.

Além disso, se ela se desgastar demais, será muito mais fácil mandar fazer uma nova capa do que mandar estofar seu móvel ou mesmo comprar um novo.

Confira nossas dicas para escolher o melhor tecido, estampas e cores de uma capa.

Capa do Sofá: Os Melhores Tecidos

capa sofa cinzaOs especialistas apontam o brim e a sarja como os tecido de melhor custo-benefício para a capa de um sofá. Eles resistem bem a inúmeras lavagens.

A sarja peletizada é mais macia e resistente do que a comum. A lona possui um aspecto mais rústico e também é bastante resistente.
Portanto se você tem crianças ou animais de estimação em casa, cogite essas três opções.

Se o seu ambiente é mais calmo e o aspecto estético é mais relevante, as opções se multiplicam: veludo, chenile, chantung, camurça sintética (ou sued) e até mesmo couro vegetal.
Para áreas externas existem o aquablock e jacquard impermeabilizado.

Tecidos mais sofisticados devem ser lavados em lavanderias especializadas, para resguardar as fibras.

É importante que todos eles sejam pré-encolhidos, de modo que não deixem de servir no seu sofá depois da primeira lavagem.

Cores, Estampas e Combinações para Capas de Sofás

Se o seu sofá estiver muito sujeito a sujeiras, o ideal é que a capa seja na cor branca: ela não desbota e no final das contas é mais fácil retirar manchas, já que suporta água sanitária e alvejantes.
Além disso, e ao lado de tons neutros como beges e cinza gelo, o branco combina com qualquer decoração.

sofa capas

Se quiser quebrar o visual monocromático, faça capas para almofadas ou pufes em cores ou estampas vibrantes. Se o seu sofá for liso, cogite tecidos com padronagens que combinam com o resto da decoração.

Confira nossa matéria exclusiva sobre como combinar estampas na decoração e inspire-se!

Modelos de Capas de Sofá

capa para sofaSe o seu sofá tiver dimensões mais próximas ao padrão, você poderá comprar capas prontas. Neste caso, tire as medidas do seu móvel e veja se realmente batem com as da capa à venda na loja.

No entanto a melhor maneira de vestir o seu sofá é fazer capas sob medida. O fornecedor vai até a sua casa e tira as medidas exatas de altura, profundidade e comprimento.

Assim, as chances de ficar mal ajambrado, com sobra ou (ainda pior) falta de tecido são muito pequenas. E se não ficar bom é só mandar o fornecedor refazer.

Capas para sofás podem ser encontradas ou encomendadas em diferentes modelos – desde o mais básico, acompanhando fielmente as formas do móvel, até os com pregas (saias) na sua metade inferior.

O famoso rabo-de-rato, acabamento com um barbante grosso forrado de tecido aplicado às costuras, pode ser providenciado em outra cor. Amarrações nos braços do sofá ajudam a ajustá-lo bem.