Se existe um momento ideal para pensar em adquirir capas para piscinas é no outono. Depois de ficar exposta ao longo do verão, quando foi muito frequentada, sua piscina entrará numa fase de menor uso – e com isso cresce a importância de mantê-la coberta, protegida e, se possível, aquecida por mais tempo. Entenda os motivos e descubra por que apostar no modelo térmico de capa.
Motivos para usar capas para piscinas
Capas de piscinas reduzem ou eliminam a evaporação da água
Quando deixamos de frequentar a piscina não notamos a progressiva diminuição do nível da água. Isso é causado por conta de seu evaporamento natural.
O uso de capas para piscinas reduz drasticamente ou elimina totalmente esse fenômeno. O que acaba sendo uma vantagem sustentável, uma vez que não desperdiçará água ao precisar completar o que foi embora.
Segurança de pessoas e animais
A maioria dos acidentes em piscinas ocorre principalmente por traumas, choques elétricos, afogamentos e sucção em ralos de fundos. 85% das vezes esses acidentes ocorrem em piscinas residenciais (dos próprios pais, familiares ou amigos próximos), principalmente quando a criança vai sem a companhia de um adulto.
Uma das melhores formas de evitar acidentes em piscinas é com a adoção de capas de proteção: elas resistem bem ao peso de animais, crianças e adultos, sendo bons artefatos preventivos.
Higiene
Capas para piscinas conservam a limpeza da água. Ela fica protegida de microorganismos, poeira, folhas, galhos, insetos e parasitas, reduzindo os gastos com produtos químicos e serviços de limpeza.
Proteção contra intempéries e manutenção do calor
Coberturas protegem a piscina contra intempéries: chuvas, vento ou sol forte, aumentando a sua vida útil. Sem contar que mantém a temperatura da água – uma ótima notícia para quem pretende dar um mergulho ou outro durante os meses mais frios.
Isso é especialmente verdade para quem conta com sistemas de aquecimento da piscina. Dá para aumentar a temperatura da água de manhã, cobri-la e ainda encontrar a água quentinha à tarde, por exemplo. Alivia a conta de energia.
Menor necessidade de manutenção e uso de produtos químicos
Cai a necessidade de manutenção da piscina, seja com mão de obra para sua limpeza e reparos como com aparelhos e produtos químicos (de 35% a 60%) necessários para mantê-la saudável.
Capas para piscinas economizam dinheiro
Tudo isso posto, o investimento em capas para piscinas vai se traduzir em uma grande economia de dinheiro. Afinal estamos falando de menos gastos com água, manutenção, produtos químicos, limpeza e energia elétrica.
Sem contar com possíveis contas hospitalares, inevitáveis quando pessoas e animais sofrem acidentes. E o pior de tudo: a ameaça ao bem estar de todos.
São fáceis de colocar e retirar
Muitos modelos possuem algum tipo de mecanismo que ajuda a cobrir e retirar a capa da piscina. É mais um motivo para escolher uma.
Capas térmicas para piscinas: melhor escolha para dias frios
O melhor modelo de capa que o mercado oferece é o térmico. Ela absorve os raios do sol e aumenta automaticamente o aquecimento da água ao mesmo tempo que previne a exposição à ação ultra-violeta, que impacta nos níveis de cloro.
Os melhores modelos garantem proteção de até 95% de evaporação da água, são fáceis de instalar e duráveis. Também podem ser encomendadas nas dimensões exatas.
Como funciona o aquecimento da água com capas térmicas
Capas térmicas possuem bolhas tipo plástico-bolha. Essa face deve ficar em contato com a água. São essas estruturas que transmitem o calor capturado pela face externa para a piscina, aquecendo-a sem necessidade de aquecedores tradicionais.
As bolhas funcionam como bolsinhas cujo ar aquece com rapidez, transferindo o calor para a água.
Material das capas térmicas para piscinas
Capas térmicas podem ser feitas de três diferentes materiais: vinil, polietileno e prolipropileno.
A de vinil é muito durável mas talvez pesada demais. As outras duas tendem a ser mais resistentes e ao mesmo tempo mais leves.
Dicas para escolher capas térmicas
- É muito importante que as dimensões da capa térmica sejam suficientes para que sua piscina fique totalmente coberta. Alguns fornecedores possuem tamanhos padrão que nem sempre se adequam ao que você precisa;
- Piscinas redondas ou ovais exigem capas que acompanham esses formatos. Não caia na besteira de adquirir uma cobertura de corte retangular: não vai funcionar;
- Contudo poderá ser a melhor escolha para piscinas com formatos ondulados, irregulares, únicos. Mesmo assim verifique junto ao fornecedor;
- Prefira capas térmicas com espessura média de 14 milímetros ou mais. Quanto mais grossa, maior a preservação do calor e a resistência no caso de queda de pessoas sobre ela;
- Prefira, ainda, modelos nas cores azul ou cinza opacos. Tons mais escuros ou transparências podem falhar tanto no aquecimento da água quanto na proteção dos seus químicos essenciais.
Capas térmicas para piscinas suspensas
Se você possui uma piscina suspensa é bom saber que capas, sejam elas térmicas ou não, não serão capazes de evitar a fuga de calor que suas paredes externas, expostas, promoverão.
De qualquer forma existem modelos exclusivos para esse tipo de piscina, que protegem o espelho d’água e apresentam amarração específica. Como se fosse uma touca.
Outros tipos de capas para piscinas
Capas comuns
Capas comuns para piscinas são composta por duas mantas vinílicas que, sobrepostas entre si, recebem em seu interior um tramado de fios de poliéster, conferindo a mesma alta resistência.
São confeccionadas sob medida conforme o tamanho da piscina, observando-se por recomendação da fábrica um acréscimo de 50 centímetros às dimensões da lâmina d’água. No entanto, é preciso que haja o apoio da capa, propiciando maior segurança e vida útil da mesma.
Essas capas de proteção possuem reforço em todo perímetro por meio de corda de nylon, sendo fixada na borda da piscina por meio de pinos de ferro galvanizado em buchas de plástico.
Alguns fabricante fornecem como padrão de fábrica o dreno em ABS para o escoamento de águas depositadas sobre a capa, decorrentes de chuvas.
Capa tipo tela
A capa tela é uma alternativa para a capa de proteção tradicional, porém, mais simples e mais barata, não protegendo a água de poeira, da evaporação. Também não suporta pesos superiores a 50kgs, sendo eficiente apenas para proteger crianças e animais de pequeno e médio portes.
Esta capa é muito leve e de fácil manuseio, e tem proteção contra raios solares UV. Ela é confeccionada com fibras de poliéster, possui uma bainha em seu entorno com pinos e ilhóeses. Sua instalação é bem simples.
Cobertura em deck de madeira
Uma solução mais estética para proteger piscinas são as coberturas deck, feitas com tábuas de madeira. Elas são retráteis, sendo recolhidas nos momentos de uso da piscina e novamente esticadas sobre ela quando não houver mais banhistas por perto.
Além de mais bonitas, você pode caminhar tranquilamente sobre elas. Sem contar que coberturas em deck são mais fáceis de manusear: podem se desenrolar manualmente sobre a piscina ou vir num pedaço inteiro que subirá e baixará com a ajuda de um trilho ou manivela.
No entanto em nada colaboram para manter a água aquecida.