Bluetooth para que serve e como funciona!

Escrito por

De início, o Bluetooth era basicamente para eliminar a necessidade de cabos e para estabelecer a comunicação entre dispositivos.

Contudo, com o andamento do projeto, ficou claro que as aplicações de uma tecnologia desse tipo eram ilimitadas.

Alguns exemplos da aplicação da tecnologia Bluetooth :

Ligação sem-fio entre o PC às impressoras, scanners e até mesmo à rede local.
Ligação, também sem-fio, para o mouse, o teclado, de celular ao PC ou a outro celular desde que tenha essa tecnologia;

O celular de uma pessoa pode saber automaticamente quando se encontra perto da agenda electrónica do seu dono, podendo assim enviar-lhe as mensagens de correio electrónico recebidas da Internet sem que o ser humano precise de se preocupar com isso;

Um dispositivo Bluetooth funcionando como um identificador pessoal de um usuário pode comunicar-se com outros dispositivos Bluetooth na sua residência.
Ao chegar a casa, a porta abre-se automaticamente para o dono entrar e as luzes são acesas;

Um dispositivo Bluetooth contendo informações pessoais de um usuário pode funcionar como uma carteira electrónica de dinheiro.
Ao fazer compras, uma registadora desconta o valor da mercadoria adquirida.

De certo muitas outras aplicações vão surgir em muito pouco tempo !

O que é

Bluetooth é uma tecnologia de baixo custo para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.

Começou a ser desenvolvida em 1994 pela Ericsson, e a partir de 1998 pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), consórcio inicialmente estabelecido pela Sony, Ericsson, IBM, Intel, Toshiba e Nokia; hoje este consórcio inclui mais de 2.000 empresas.

Baseada em um link de rádio de curto alcance e baixo custo, essa tecnologia pode conectar vários tipos de dispositivos sem a necessidade de cabos, proporcionando uma maior liberdade de movimento.

É usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, celulares, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners e qualquer dispositivo dotado de um chip Bluetooth.

Opera dentro da banda dos 2,4 GigaHertz, com alcance máximo de aproximadamente 10 metros.

Cada dispositivo é dotado de um número único de 48 bits que serve de identificação.

São possíveis ligações até 8 dispositivos, desde que um deles seja um “master” (dispositivo principal).

Uma rede formada por diversos “master´s” (com um número máximo de 10) pode ser obtida para maximizar o número de ligações.

A banda é dividida em 79 portadoras espaçadas de 1MegaHertz, portanto cada dispositivo pode transmitir em 79 diferentes frequências.
Para minimizar as interferências, o dispositivo “master” após sincronizado pode mudar as frequências de transmissão dos seus “slaves”, até 1.600 vezes por segundo.