Assentos e apoios
BARRA DE APOIO É FUNDAMENTAL PARA A SEGURANÇA, SEJA DO IDOSO, DO DEFICIENTE, DO DESABILITADO OU DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
Desabilitado é a pessoa que por causa natural ou acidental tem sua mobilidade reduzida.
Para diminuir a dependência de terceiros e elevar sua auto estima, é necessário provê-lo de equipamentos e acessórios para facilitar sua mobilidade sem o auxílio de outros.
Importante também é se certificar da segurança oferecida, pois quedas e traumas só virão a dificultar ainda mais esta dependência.
Na parte que tanje aos banheiros, existem barras de apoio para lavatório, bacias e box, assentos elevados para redução de esforço.
É muito importante que os produtos sejam normatizados e resistentes. Temos uma Norma Brasileira que regulamenta o assunto; a NBR 9050 da ABNT.
Assento Sanitário Regulável
Projeto especialmente desenvolvido para auxiliar todos os que necessitam de apoio ou assistência para levantar-se ou sentar-se
Confeccionado em material plástico de alta resistência
Altura regulável (de 10 a 17,5 cm, com variação de 2,5)
Apoio lateral em alumínio
Adaptação em bacias convencionais
Capacidade de até 130 kg
Localização das barras de apoio
A localização das barras de apoio deve atender às seguintes condições:
a) junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo, devem ser colocadas barras horizontais para apoio e transferência, com comprimento mínimo de 0,80 m, a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação).
A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de 0,40 m, estando esta posicionada a uma distância mínima de 0,50 m da borda frontal da bacia.
A barra da parede do fundo deve estar a uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e estenderse no mínimo 0,30 m além do eixo da bacia, em direção à parede lateral;
b) na impossibilidade de instalação de barras nas paredes laterais, são admitidas barras laterais articuladas ou fixas (com fixação na parede de fundo), desde que sejam observados os parâmetros de segurança e dimensionamento estabelecidos conforme 7.2.4, e que estas e seus apoios não interfiram na área de giro e transferência.
A distância entre esta barra e o eixo da bacia deve ser de 0,40 m, sendo que sua extremidade deve estar a uma distância mínima de 0,20 m da borda frontal da bacia;
c) no caso de bacias com caixa acoplada, deve-se garantir a instalação da barra na parede do fundo, de forma a se evitar que a caixa seja utilizada como apoio.
A distância mínima entre a face inferior da barra e a tampa da caixa acoplada deve ser de 0,15 m.