Ar Condicionado de Parede: Faça uma Boa Instalação

Escrito por

O calor é grande e ainda hoje a procura por um ar condicionado de parede é grande. Depois a compra, o serviço técnico do aparelho pode levar dias até aparecer para instalá-lo, e você não quer esperar – além de ser um serviço caro e difícil em prédios ou casas mais antigos. O que fazer? Confira nosso guia completo para a instalação do seu ar-condicionado de parede – do posicionamento à parte elétrica.

O ar condicionado de parede, também conhecido como de janela, ainda desafia o mercado dos aparelhos split. Veja a seguir como instalá-lo.

Normas Gerais para Instalação do Ar Condicionado de Parede ou Janela

O aparelho deve ser instalado, em relação ao chão, a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m. Se não for possível, deve-se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede.

Procure instalar o aparelho o mais centralizado possível, de preferência voltado para a maior área do quarto ou da sala, escritório, etc. Se for colocar mais de um aparelho numa mesma parede mantenha uma distância mínima de 1,5 m entre eles.

ar condicionado de janelaO buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho para a fixação do aparelho. A espessura dessa madeira deve ser de no mínimo 2,5 cm.

As aberturas laterais e superiores do aparelho devem ser sempre voltadas para o exterior e totalmente desobstruídas para que a movimentação do ar no compressor e condensador se processe normalmente. A espessura máxima da alvenaria é de 17 cm.

Normalmente instala-se o ponto de força (a tomada) à esquerda ou à direita do aparelho. Não se deve cortar ou deixar cortar a fiação elétrica que vem de fábrica.

Não importa o lado de saída do rabicho (fiação que liga aparelho a tomada): ele pode ser reposicionado do lado que se queira, no momento da instalação, através da retirada da frente plástica do aparelho de ar condicionado. Se houver necessidade deve-se trazer a tomada exclusiva para mais perto do aparelho.

Os aparelhos devem ser instalados com uma pequena inclinação de 1 cm na base, para facilitar o escoamento da água.

Pode-se fazer uma ligação simples (com um tubo de plástico) do ponto de dreno à rede de drenagem ou a áreas por onde a água possa escoar (jardim, etc.), evitando o pingamento em áreas não apropriadas. É normal pingar água do ar condicionador.

Procedimentos para Instalar o Ar Condicionado de Parede

Para fazer a instalação, existem três procedimentos específicos para serem seguidos:

  • Instalação em parede
  • Instalação em janela
  • Instalação em vitrô

Os procedimentos comuns a todos consiste em, após desembalar o produto, remover os dois parafusos localizados nas laterais das capa externa. Esses parafusos servem exclusivamente para o transporte do condicionador de ar, não sendo necessária sua recolocação (no caso de aparelhos Consul).

Retire os dois parafusos existentes nas laterias do painel frontal, e então remova. Utilizando o puxador, retire o chassis de dentro da capa externa, conforme a figura.

1. Capa externa

2. Chassi

3. Painel frontal

Preparando a Instalação

Escolha entre o caixilho de madeira, PVC ou caixa de concreto para fixação. Faça uma abertura na parede em local livre de pilares, vigas, canalizações de água e eletrodutos, com largura 74 em cm e altura a 47 cm.

Atenção: estas são as medidas mais comuns, mas podem variar de acordo com a marca escolhida e modelo do aparelho. Antes de qualquer decisão consulte o Manual do Proprietário.

Aparafusando e Montando o Caixilho do Ar Condicionado

Deixar tacos de madeira para parafusar o caixilho. Para montá-lo, deixe-o com medidas internas de 41cm de altura, 68 cm de largura e 30 cm de profundidade. A espessura da madeira deve ser de 2,5 cm.

Evidentemente, essas são medidas médias. Verifique as ideais para o seu aparelho.

Caixa de Concreto para Ar Condicionado

Se optar por caixa de concreto, esta deve ter aberturas laterais que não obstruam as venezianas, para permitir a circulação de ar.

Fixe a o aparelho na caixa de concreto e apoie o aparelho em calços de borracha para absorver vibrações.

Para fixar a capa, montar conforme a figura e fixar a capa no caixilho com parafuso de madeira. Nunca chumbar com argamassa.

Colocar a vedação entre o condicionador de ar e o caixilho de madeira. Se for de concreto, vedar até os limites das venezianas laterais.

Inclinação do Aparelho

Observe a inclinação correta do seu condicionador de ar, de modo que a água condensada escorra adequadamente pelo dreno.

É importante lembrar que só pingará pelo dreno o excesso de água, pois ela será primeiramente utilizada para resfriar o condensador (trocador de calor externo), aumentando o rendimento do produto e diminuindo o consumo de energia.

Em paredes espessas, que obstruam venezianas, devem-se fazer chanfros de 45º desde o limite do caixilho até a face externa da parede.

Em situações onde a circulação de ar seja dificultada, consulte a Assistência Técnica antes de instalar o aparelho.

Preparando a Instalação do Ar Condicionado em Janela

Apoie o aparelho sobre o peitoral da janela sempre que possível, utilizando suportes de ferro. Para adequar o caixilho, siga as mesmas instruções para a instalação na parede, mas com um caixilho de profundidade adequada e conforme a janela a ser instalada.

Para fixar o ar condicionado à parede, escolha o suporte metálico e fixe-o na parede de modo a proporcionar a correta inclinação do condicionador de ar.

Vede muito bem o vão entre condicionador de ar e a janela, remontando o vidro, previamente recortado, no espaço que sobra, em torno da frente do aparelho.

Pequenas aberturas devem ser vedadas com massa de calafetar.

Escolhendo o Local para Instalação do Ar Condicionado em Vidro

Escolha o suporte e evite fixá-lo na própria esquadria. Fixe-o na parede, evitando qualquer contato entre o condicionador de ar e o vitrô, para evitar vibrações.

Apóie o aparelho sobre os calços de borracha para garantir um funcionamento mais silencioso. Para melhor vedação e acabamento, use arremates plásticos no vidro.

Condutores: Sugestão de Fiação

Tensão

Volts

(V)

Corrente

Amperes

( A )

Bitola
do fio em mm2
2.5
4.0
6.0
10.0
Distancia
Máxima em Metros ( M )
115/127
12.0
15
25
35
55
220
6.5
50
80
120
200
220
8.0
40
65
100
165
220
10.0
30
55
80
130
220
13.5
25
40
60
95
220
19.0
15
25
40
70

Sempre use um circuito de alimentação independente para cada aparelho de ar condicionado. Atenção às medidas da bitola.

Cálculo do Fio do Ar Refrigerado de Parede

É correto usar um fio rígido de 6 milímetros para uma instalação cuja distância é de 25:MTS para um ar condicionado de 7.500 BTUs?

A suposição em usar o cabo de 6,0 mm² em distância de 25 metros para um ar condicionado de 7.000 BTUs é mais do que correta, pois quanto mais distante ou maior a extensão dos condutores, maior a corrente, devido a resistência ocasionada pela maior distância entre o equipamento e a fonte de energia.

ar condicionado de janela instalaçãoO que importa realmente neste caso é a corrente em ampères que irá determinar o calibre do condutor (fio) e do disjuntor eletromagnético apropriado para a proteção do aparelho de ar condicionado.

Publicamos abaixo uma pequena amostra da tabela de capacidade de condução de corrente dos condutores normalizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e baseadas na Lei de Ohm/watt:

Cabo condutor de 1,5 mm² suporta, sem aquecer, 15,5 ampères.

Cabo condutor de 2,5 mm² suporta, sem aquecer, 21,0 ampères.

Cabo condutor de 4,0 mm² suporta, sem aquecer, 28,0 ampères.

Cabo condutor de 6,0 mm² suporta, sem aquecer, 36,0 ampères.

No caso de um ar condicionado com a potência relacionada em BTUs, a conversão de BTU para Watts é a seguinte:

Cada watt equivale a 0,293 BTU/hora.

Então agora fica facílimo efetuar os cálculos para especificar o cabo apropriado e o disjuntor de proteção certo para a sua rede elétrica, sempre levando em consideração que a distância do cabo até o equipamento gera uma resistência e, por conta disso, é aconselhável sempre utilizar o cabo no calibre acima do calculado para evitar aquecimento e o próvavel desligamento do disjuntor devido ao aumento da corrente em ampères.

O disjuntor eletromagnético também é relativo a corrente em ampères, e deve ser sempre acima e o mais próximo do resultado do cálculo da corrente.

Disjuntores

Use disjuntores de boa qualidade, do tipo retardado, com capacidade de 25 a 50% acima da corrente nominal do aparelho. Por exemplo, para um condicionador de ar de 10 A, usar um disjuntor de 12.5 A – 15.0A.

Os disjuntores para proteção devem ser localizados a uma distância máxima de 2 (dois) metros do aparelho.

Ar Condicionado Funcionando em Tensão de 220 Volts

O ideal e correto para a proteção elétrica do seu aparelho de ar condicionado funcionando em tensão de 220 volts é a instalação de um disjuntor bipolar termomagnético, conforme demonstração na foto ao lado.

Você pode utilizar o disjuntor já conjugado com a tomada padrão ABNT em caixa apropriada para embutir na parede, dando uma estética perfeita e funcional; ou escolher o disjuntor termomagnético comum para ser instalado na caixa de distribuição geral conforme a seguir.

 

O disjuntor bipolar é o do centro na gravura.

Somente em casos de extrema necessidade é utilizado dois disjuntores em separado e, mesmo assim, é recomendável substitui-los por um bipolar logo a seguir.

Disjuntores em separado podem causar acidentes devido ao desligamento de apenas um, estando o outro ligado e fornecendo corrente elétrica ao circuito, ocasionando um choque elétrico a quem estiver efetuando a manutenção do sistema.