Como Trocar Ar Condicionado de Janela por Split

Escrito por

O calor aumenta cada vez mais e os aparelhos de ar condicionado precisam acompanhar esse ritmo através da evolução, criando novas tecnologias para suprir as necessidades. É por isso que muita gente com ar condicionado de janela já está procurando maneiras de trocá-lo por um moderno split.

Sabemos que a forma física e de instalação entre ar condicionado de janela e split são muito diferentes. Então, como proceder? Fique de olho no post para conferir algumas soluções.

Sobre Mudar o Aparelho de Refrigeração de Janela para Split

ar-condicionado-janelaA instalação do ar condicionado do tipo janela exige um buraco na parede. Assim a condensadora fica do lado de fora para fazer a troca de ar quente por ar frio. Isso elimina a umidade do ar.

Já o ar split pode ser instalado com mais facilidade, sem buracos na parede. É porque a evaporadora (por onde o ar climatizado sai) e a condensadora (responsável pela refrigeração) são duas peças separadas e podem ser instaladas em locais diferentes.

Portanto, trocar o ar de janela pelo split precisa de investimento. Não só financeiro, mas de tempo, pois suas estruturas são diferentes.

Como Fica o Buraco na Parede?

Existem duas maneiras de resolver o problema do buraco na parede, antes necessário para o ar condicionado de janela.

O primeiro leva mais tempo e investimento. Porém, você pode optar por qualquer modelo split para substituir o de janela. Você vai precisar de uma pequena obra para fechar o buraco, do tipo com tijolos ou gesso. Em seguida, é só pintar as paredes do lado de dentro e de fora.

ar condicionado splitOutro jeito, mais simples e sem reformas, é investir em um aparelho Window Split.

Para quem já tem o buraco na parede e não quer passar pelo transtorno de consertá-la, ele é a melhor opção.

Esse modelo de refrigerador de ar possui a condensadora no formato do aparelho de janela, então ele pode ser encaixada no espaço sem dificuldade.

A evaporada fica dentro do ambiente, instalada separadamente. Você consegue aproveitar a tecnologia e vantagens do split sem se preocupar com o buraco da parede.

Instalação de Ar Split: Adequação

Mesmo hoje em dia, o ar condicionado de janela continua indicado para alguns ambientes, como construções antigas com mais de dez anos – tanto casas próprias quanto edifícios.

Isso acontece porque as estruturas dessas construções não foram preparadas com as tubulações necessárias para o condicionador split.

Logo, se você mora em casa, verifique com o seu pedreiro a possibilidade de modificar a estrutura: em alguns casos não é possível.

Já para quem mora em condomínio vertical, a adequação é pouco mais complicada, precisando de reuniões com o síndico e 100% dos moradores a favor da reestruturação.

Regulamento de Instalação de Ar Condicionado em Prédios

Cada edifício possui regulamento de acordo com as decisões do síndico junto à assembleia.

Mas o que mais atrapalha os moradores em relação a instalação de ar condicionado são as fachadas. Elas não podem ser alteradas ou receber aparelhos fixos, portanto, janela ou split seriam proibidos.

Diferentes de residências térreas próprias, os apartamentos em prédios que podem receber adequação precisam de autorização do condomínio.

Todos os moradores precisam estar de acordo e algumas reformas devem ser realizadas para que seja encontrada potência elétrica suficiente para os aparelhos, e espaço para a instalação da condensadora.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da PoloAr