Por que comprar um aparelho de ar-condicionado para cada ambiente da casa se você pode optar pelo modelo multi split? Com apenas uma condensadora você consegue climatizar diferentes cômodos ao mesmo tempo, o que se traduz em boas vantagens. Conheça-as agora.
Como funciona um ar condicionado multi split?
O ar condicionado multi split é dividido em duas partes: a condensadora, que fica do lado de fora do imóvel; e as evaporadoras, que são instaladas no interior de cada cômodo que você deseja climatizar.
Em outras palavras, ele é como um aparelho split comum. Só que ao invés da condensadora servir a apenas uma evaporadora, ela dá conta de duas ou mais.
Potência do ar-condicionado multi split
Portanto também podemos dizer que a potência de BTUs vai diferir um split tradicional de um multi. Isso ocorre porque a potência que o ar-condicionado possui é dividida entre os ambientes que as evaporadoras vão atender.
Ou seja: um ar-condicionado split comum de 20 mil BTUs oferecerá essa potência para apenas um ambiente. Já o multi split com duas evaporadoras servirá a dois ambientes diferentes, dividindo a potência total de 20 mil BTUs como você preferir.
Consumo de energia
O consumo de energia de qualquer aparelho de ar-condicionado é proporcional ao seus BTUs e horas de utilização. Logo a princípio um multi split não fará diferença na sua conta de luz. Nem pra mais, nem pra menos.
Como calcular a potência do ar-condicionado multi split ideal para a minha casa?
Isso vai depender da quantidade de cômodos que você deseja atender e a área de cada um deles. Mas de cara dá para afirmar que quanto mais ambientes, maior deverá ser a potência em BTUs do seu multi split.
Afinal, e como já vimos, a capacidade do aparelho é dividida entre os número de vaporizadoras.
Tabela de BTUs por metragem quadrada
Ao mesmo tempo é necessário calcular a potência ideal para cada área. Por exemplo, se você pretende climatizar três salas de 12 metros quadrados cada uma, em sua residência, deverá providenciar um aparelho de 21.000 BTUs. Pois 12 (m2) = 7 mil BTUs. E 7 mil x 3 (salas) corresponderá a 21 mil (BTUs).
É claro que diferentes ambientes poderão ter metragens quadradas diferentes. Neste caso é só somar a necessidade de BTUs para cada um deles.
Modelos de multi split
Quando você adquire um ar-condicionado multi split é preciso fazer algumas escolhas – e isso é ótimo. Porque, além da condensadora, você poderá escolher entre dois modelos de vaporizadoras.
Multi split com vaporizadora de parede
É o modelo que você conhece. Em geral fica instalada perto do teto e é mais indicado para ambientes com pequena e média metragens quadradas.
Multi split com vaporizadora cassete
Mais discreto, fica acoplado ao forro do telhado ou teto. Mais recomendado para cômodos grandes, ambientes integrados, salões, etc.
Como montar o kit do ar-condicionado multi split
Saiba que você pode levar para casa ambos os modelos de vaporizadoras juntos. Ou seja: uma condensadora que vai servir a uma (ou mais) vaporizadora de parede e a outra (ou mais) cassete.
Além disso cada vaporizadora poderá ter sua própria potência. O que é perfeito para climatizar ambientes com metragem quadrada distintas.
Se quiser também é possível incluir ar-condicionado com inverter. Neste caso sim, o consumo de energia será menor (até metade do consumo regular), já que é uma de suas características.
Outros modelos
Existem tipos multi split quente e frio, onde um único kit atende regiões que esfriam muito no inverno. Sem contar com os que emitem o ar climatizado sem causar vento.
Alguns possuem filtros avançados que matam ácaros, bactérias, umidificam ou desumidificam o ambiente e deixam o ar super puro.
Ar-condicionado multi split: vale a pena para você?
Mas afinal, será que o ar condicionado multi split (em livre tradução, “que se separa múltiplas vezes”) é indicado para as suas necessidades?
Não é uma pergunta muito difícil de responder. Se você mora num imóvel pequeno e só precisa climatizar um espaço, não será necessário. Até porque, nesses casos, existem alguns truques para que um aparelho dê conta de outros cômodos.
Mas se você mora num imóvel com a partir de dois quartos é bem provável que um multi split seja indicado. Principalmente se a casa ou apartamento for grande e localizado numa região quente.
Escritórios e ambientes comerciais também podem se beneficiar muito.
Vale lembrar que é essencial que exista espaço fora da edificação para a condensadora. Pode ser um quintal, uma sacada, uma varanda.
Se você habita um edifício talvez já exista uma estrutura externa especialmente designada para receber essa parte do aparelho. Caso contrário fale com o síndico para saber onde instalar sem quebrar as regras do condomínio.
Vantagens do ar condicionado multi split: conclusão
- Como o ar-condicionado multi split possui apenas uma condensadora, vai economizar espaço na instalação externa, não interferindo demais na fachada da casa ou do edifício;
- Por isso, também, a instalação é muito mais simples, rápida e econômica. Afinal, com apenas uma condensadora, a mão-de-obra será muito mais reduzida;
- Você pode regular a temperatura e preferências de cada evaporadora independentemente. Ou seja, pode programar a temperatura de um quarto para 22 graus e da sala, 18 graus. Uma formatação não interfere nas demais;
- Na hora da compra você pode montar seu kit como quiser: com evaporadoras de parede, cassete ou mesmo os dois tipos juntos.