AQUECEDORES a GÁS p/ banheiro… como funcionam, tipos?

Escrito por

O que é pressão dinâmica?

Existem dois tipos de pressão, a pressão estática que é a pressão existente em um sistema quando o mesmo está parado (estático), ex. a pressão exercida pela água parada em uma tubulação; e a pressão dinâmica, que é a pressão existente em um sistema em funcionamento (dinâmico), ex. a pressão exercida pela água em uma tubulação quando existe fluxo.

A pressão dinâmica sempre é menor que a pressão estática, pois ela é obtida subtraindo da pressão estática as perdas de carga do sistema.

Se a água que entrar em meu aquecedor tiver sua temperatura abaixo de 15°c pode haver variação na vazão ou não?

A temperatura da água fria influencia diretamente na temperatura de saída da água do aquecedor, pois os aquecedores trabalham com acréscimo de temperatura.

Se o aquecedor estiver regulado para fornecer um acréscimo de 20ºC, e a água fria estiver com 15ºC, a temperatura de saída da água será de 35ºC.

Se a temperatura da água fria for menor que 15ºC, e o usuário quiser manter a temperatura de saída da água, ele deverá aumentar o acréscimo de temperatura do aquecedor e conseqüentemente diminuir a vazão, pois:

Potência Útil = vazão x acréscimo de temperatura

Utilizar mais pontos do que a capacidade do aquecedor pode forçá-lo?

Não, porque os aquecedores têm sua capacidade limitada. Um aquecedor de 22 litros nunca fornecerá mais que 22 litros/min.
Esta situação terá como resultado a insatisfação do usuário, pois os pontos não serão atendidos de forma satisfatória.

Acendimento Automático por pilhas

Quando o próprio fluxo de água dá a partida no aquecedor. Basta abrir um ponto de consumo para o acendimento de seus queimadores.
A energia elétrica necessária para esse acendimento é fornecida por 2 pilhas de 1,5V, por exemplo.

Pressurização

Os pressurizadores são a solução mais econômica para problemas de pressão de água em casas térreas, sobrados e apartamentos de cobertura.
São adaptáveis em qualquer ducha elétrica.

Como funcionam os pressurizadores

Pressurizadores são bombas que acrescentam pressão a uma determinada vazão de água, acionadas por um dispositivo que pode ser um fluxostato ou um pressostato.

Fluxostato: Detecta o fluxo da água e inicia o funcionamento da bomba

Pressostato: Mantém uma pressão constante na rede de água, se a pressão baixar inicia o funcionamento da bomba.

Onde é instalado um pressurizador?

Em residências, os pressurizadores são instalados logo após a caixa d’água, pressurizando as redes de água quente e fria, para garantir o equilíbrio na hora da mistura.

Existem modelos individuais, que devem ser instalados acoplados à ducha e são de menor potência (aprox. 65 W), ou centrais, que podem ser instalados na entrada da rede hidráulica da residência ou em parte dela, de forma a aumentar a pressão da água de toda a rede ou de parte dela apenas, estes são de maior potência e chegam até 1/2 CV.

Em apartamentos que necessitam de um acréscimo na pressão existente, os pressurizadores, de menor potência, são instalados na entrada de água fria dos aquecedores.

Acionam automaticamente ao se abrir o registro da água.
Possuem chave liga e desliga: podem ser desligados em dias mais frios para reduzir o volume de água e aumentar a temperatura. Produzem baixo nível de ruído.

A instalação deve sempre ser efetuada por profissional habilitado.
Siga sempre as orientações do fabricante quanto à instalação elétrica e hidráulica, utilização e manutenção do seu pressurizador elétrico.

 

fontes: bosch-harman-equigas.com.br