Os aquecedores domésticos a gás…

Escrito por

Uso: Economia e Segurança

As chamas de gás devem apresentar cor azulada.
A presença de instabilidade e tonalidades amarelas, indicam que os queimadores estão sujos ou desregulados e, desta forma, consumindo mais gás.

Os registros e as conexões devem estar sempre em perfeito estado.

Em ausência prolongada (viagens) é recomendável fechar os registros de gás dos aparelhos.

Recomenda-se não utilizar a temperatura máxima do aquecedor desnecessáriamente.

O local onde o aquecedor encontra-se instalado deve possuir ventilação permanente, pois o queimador consome oxigênio durante a combustão. Jamais deve-se eliminar ou reduzir a ventilação nestes ambientes.

A queima de gás no aquecedor gera substâncias nocivas, que devem ser eliminadas através da chaminé.
Portanto, recomenda-se verificar periodicamente se a chaminé está perfeitamente encaixada, ajustada e desobstruída.

Nunca utilize fósforos ou isqueiros para detectar vazamentos nos equipamentos e nas instalações.
Recomenda-se o uso do Detector de Gás Lorenzetti nos locais onde há a possibilidade de vazamento de gás e não haja ventilação permanente.

O bom e seguro funcionamento do Aquecedor Central a Gás é obtido mantendo-o limpo e regulado. Este aquecedor deve ser revisado pelo menos uma vez por ano.

Não instalar aquecedor instantâneo em residência térrea ou sobrado sem o uso de sistema de pressurização hidropneumático ou com “pulmão” para garantir a vazão ideal de funcionamento.
Mesmo que haja altura suficiente para acionamento, o aquecedor não funcionará de maneira adequada devido a baixa vazão, o que faz com que a água saia em uma temperatura muito elevada, provocando desequilíbrio de pressão quando se faz a mistura com a água fria causando instabilidade no funcionamento do equipamento e o seu desligamento.

Questões básicas


Meu aquecedor serve tanto para GLP (botijão) como gás natural (encanado)?

Os aquecedores são específicos para um tipo de gás.

Em caso de mudança de tipo de gás (mudança para endereço com gás diferente ou expansão de rede de gás canalizado) seu aquecedor precisa ser CONVERTIDO.

Alguns componentes internos precisam ser SUBSTITUÍDOS e o aquecedor precisa ser REGULADO novamente. Entre em contato com a Assistência Técnica para solicitar esta conversão.

Utilizar o aquecedor sem fazer a sua conversão pode causar danos custosos e perigosos.

Porque nos aquecedores com gás GLP o consumo é menor?

O consumo dos aquecedores GLP não é menor que os outros, o que diferencia é o poder calorífico de cada gás e conseqüentemente a unidade de consumo (GLP – kg/h, GN kg/m3)