Aquecedor Elétrico: Dicas de Uso e Instalação

Escrito por

Como com todo aparelho de finalidade térmica, é preciso ter cuidados redobrados na hora de utilizar um aquecedor elétrico.

Seja para prevenir queimaduras, choques ou simples má performance do equipamento, faça um teste durante o dia e verifique o funcionamento do mesmo – mas não sem antes conhecer algumas dicas.

Acompanhe a seguir como tornar o uso de qualquer tipo de aquecedor elétrico seguro.

Testando seu Aquecedor Elétrico

aquecedoresÉ fundamental testar a tomada que vai alimentar seu aquecedor elétrico, já que o aparelho puxa muita energia. O ideal é que seja numa que já serve um ar condicionado.

Faça a prova durante o dia, por alguns minutos. Assim, se houver um problema de sobrecarga que deixe a casa sem energia, você não ficará no escuro enquanto chama um eletricista.

Se for o caso e a presença do eletricista for necessária, verifique como está a rede elétrica do imóvel e se ela é capaz de suportar o aquecedor.

Outro sinal de que um eletricista é necessário é quando a tomada aquece. Desligue o aquecedor pois a fiação elétrica pode ser inadequada para suportar a potência do aparelho.

Utilize sempre tomadas de energia de qualidade comprovada pelo INMETRO.

Aonde Posicionar o Aquecedor Elétrico

Evite posicionar o aquecedor atrás de cortinas e jamais em lugares molhados.

Preferencialmente, coloque o aquecedor próximo das paredes mais frias para uniformizar o aquecimento, mantendo o ambiente apenas com a pequena entrada e saída de ar, necessárias para manter a qualidade do ar.

Grandes correntes de ar resfriam o ambiente e obrigam o aparelho a funcionar muito mais, gastando energia desnecessariamente. Assim você estará utilizando o aparelho de forma eficiente com o máximo de benefício e conforto.

No entanto, certifique-se de que existe ventilação mínima no ambiente e que o ar está constantemente sendo renovado. Não utilizar em ambientes hermeticamente fechados, sob risco de queima de oxigênio e possibilidade de morte por asfixia.

Evitando Sobrecarga Elétrica com Aquecedores

aquecedorEvite a utilização do aquecedor ligado com benjamins ou ‘T’ junto com outros aparelhos elétricos.

Para evitar uma sobrecarga dos circuitos elétricos, não utilizar nenhum outro eletrodoméstico de alta potência no mesmo circuito deste aquecedor.

Se o uso de uma extensão elétrica for absolutamente necessária, um fio elétrico para 10 ampères deverá ser usado, pois fios de menor amperagem poderão sobreaquecer.

Cuidados Gerais com o Uso de Aquecedor Elétrico

Nunca seque roupas ou calçados sobre o aquecedor. Mantenha objetos, roupas e móveis a pelo menos um metro de distância do equipamento.

Mantenha todo aparelho elétrico fora do alcance de crianças, especialmente quando estiver em uso. Não deixar o aparelho ligado sem ninguém por perto. O aquecedor deve estar sempre desligado antes de ser conectado ou desconectado da tomada.

Os aquecedores portáteis requerem mínima manutenção. Apenas mantenha-os limpos e faça isso sempre desligados da tomada, e já frios.

Quando forem guardados, proteja-os da poeira com um plástico. Isso evitará que quando forem ligados no próximo inverno, o ambiente fique com aquele odor da poeira que será queimada pela resistência incandescente.